- 26 de novembro de 2024
TJRR e SENAI entregam
certificados de curso
O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Vara de Execuções Penais em parceria com o SENAI/RR, entregaram na tarde da última sexta-feira (10.06), na Cadeia Pública Feminina e na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, os certificados para os reeducandos participantes dos cursos de Corte e Costura e Informática Básica, respectivamente.
A capacitação faz parte da programação de cursos do projeto Começar de Novo, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça e contou com a participação do juiz Breno Coutinho, coordenador do Programa em Roraima e do Juiz Eduardo Message Dias, substituto da 3ª Vara criminal.
Além dos representantes do TJRR e SENAI/RR, participaram do evento o Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Cel. PM Waney Vieira e o Diretor do Departamento do Sistema Penitenciário Cel. Jairo Elgaly.
O Cel. Waney Vieira destacou a importância dos cursos para a qualificação profissional dos reeducandos e parabenizou os concludentes. “É importante que vocês aproveitem as oportunidades que o Poder Judiciário oferece. Vamos trabalhar no sentido ampliar essas iniciativas”. Concluiu o Secretário.
Para o coordenador do Programa “Começar de Novo” juiz Breno Coutinho o Projeto mantido pelo Poder Judiciário em parceria com o Sistema “S” está dando sinais de sucesso, pois conta com parceiros comprometidos com a causa e, principalmente, com a aceitação dos próprios internos. “Sem o empenho de vocês nada disso seria possível. Estamos dispostos a transformar a estadia de vocês no Sistema Penitenciário o mais produtiva possível. Os certificados expedidos aqui pelo SENAI/RR tem a mesma validade dos que são distribuídos em qualquer parte do Brasil. Com isso, vocês recebem uma formação profissional de qualidade e, podem diminuir a pena na proporção prevista em Lei”. Afirmou o magistrado.
Concluíram o curso de Corte e Costura vinte e quatro reeducandas do Presídio Feminino e 09 detentos da Penitenciária Agrícola concluíram o curso de Informática Básica.
Laboratório de Informática
Como parte do Programa Começar de Novo, criado pelo Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal de Justiça de Roraima inaugurou no início do ano um laboratório de informática na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
Os custos para instalação do laboratório foram todos arcados pelo TJRR. O espaço é composto por 10 (dez) computadores, com estabilizadores, monitores de LCD, bancada, servidor e switch de rede, mesa para instrutor, cadeiras modelo escritório, quadro branco e condicionador central de ar.
Com os equipamentos estão sendo oferecidos cursos de informática, por meio do sistema “S”. As capacitações acontecem nas áreas de Informática Básica e Avançada (profissionalizantes), nos moldes dos que já são oferecidos para a comunidade em geral.