00:00:00

Circulo da Politica

Alguém pode explicar?


Por Jonas Elmore

 

Estrutura urbana

O crescimento de impérios antigos e medievais resultou no surgimento de grandes cidades como Babilônia, Roma, Atenas, Antioquia, Alexandria, Cartago. Cada uma delas apresentou o que há de melhor no quese refere à infraestrutura básica: canais, aquedutos, portos, ancoradouros, galerias, túneis, sistemas de drenagem e abastecimento de água, elevados, estradas.

Das construções antigas, muitas estão ai até hoje para ser vistas e admiradas. Elas datam de aproximadamente 2.500 anos e foram construidas sem a tecnologia ou planos de engenharia de hoje.

 

Segue

Boa Vista surgiu na chamada época contemporânea, muito depois das grandes descobertas científicas e de engenharia. Mas o que se vê é uma cidade sem planejamento urbano ou plano diretor.

 

No mais

Grande parte da urbanização e pavimentação asfáltica de Boa Vista é digna de cidades do Continente Africano. Aqui o asfalto se desfaz a cada inverno e o surgimento de buracos e crateras é algo tão constante e comum como o ato de respirar.

 

Aliás

Tenho observado que nos últimos anos foram destinados varios milhões de reais para serem investidos no saneamento básico de Boa Vista, mas se observarmos bem a impressão é nunca tivemos investimentos nesse área.

 

Alguém pode explicar?

Nélio Borges, um engenheiro oriundo de Minas Gerais, está no comando da Secretaria Municipal de  Obras há cerca de 11 anos. Ele seriaa pessoa responsável pela qualidade dos serviços da Prefeitura de Boa Vista quanto às obras de saneamento básico.

 

 

Concepção

Com argumentos no ‘pé da língua’, boa desenvoltura no quesito explicar o inexplicável, Nélio Borges - passa ano, sai ano - continua sendo questionado a cada inverno.

 

Trabalho realizado

No período em que está a frentes da obras do município, Nélio Borges comandou a pavimentação asfáltica de pelo menos 300 quilômetros em Boa Vista. Mas esse asfalto sucumbe a cada inverno. Ou será que vejo miragem?

 

Cheia do rio Branco

Havia uma maneira para evitar com que as águas do rio que banha Boa Vista alaguem parte da cidade. Se tivessem construídos uma orla de verdade no chamado Centro Histórico e parte do Beiral não teríamos a invasão de água atual.

 

Uma orla  

Orla de verdade não é nada mais que um base de aterro concretado, tendo na parte superior uma avenida ampla e bem urbanizada que serve de passei e lazer para o povo.  

 

Exemplos de orla

A que temos ali no Centro pode ser um flutuante, elevado, marquise ou qualquer outra coisa. As orlas que conheço são iguais ás de Copacabana-RJ, Santos-SP, João Pessoa-PB, Ponta Negra-AM.

 

Juizão linha dura

Helder Girão Barreto, que não dá mole àqueles encrencados com a Justiça, recebeu homenagem na Câmara Municipal de Boa Vista: agora o magistrado é cidadão boavistense. Título mais que Just, iniciativa do vereador Telmário Mota.

 

 

 

Homenagem ao bispo

Nesta quarta-feira será a vez do Dom Roque Paloschi receber homenagem. Natural de Lajeado, no Rio Grande do Sul, o bispo foi ordenado para a Diocese de Roraima em 18 de maio de 2005 pelo papa Bento XVI. De lá até aqui já fez mais que o suficiente para ser considerado cidadão boavistense, segundo Telmário Mota, Júlio Martins e Raimundo Mota, idealizadores da homenagem.

 

Trabalho conjunto

José de Anchieta e Chico Rodrigues mostram bom entrosamento no trato com as questões públicas. Nesse momento de calamidade o governador tem buscado apoio em Brasília - para resolver os problemas - enquanto Chico atua na linha de frente coordenando as ações.

 

Por fim

O lobby ambiental inviabilizou parte de Roraima ao apoiar a tragédia da Raposa Serra do Sol. Agora quer inviabilizar o Brasil incentivando a não aprovação, no Congresso Nacional, do novo Código Florestal.

 

Criticas ou sugestões: [email protected]

 

 

 

 




Últimas Postagens