00:00:00

Agricultura

Vice destaca potencial agrícola do estado


Vice destaca potencial
agrícola do estado

 
O vice-governador Chico Rodrigues visitou, no município de Bonfim, sábado (14) vários segmentos de produção agrícola. O objetivo foi acompanhar de perto ações governamentais e constatar in loco o potencial da região. Um dos pontos da visita foi a Fazenda Barra Pesada, de Aureliano Nascimento, o maior produtor de melancia, mamão e maracujá.
Acelerar o programa de desenvolvimento, a partir do ponto zero, ou seja, o setor primário, é o grande desafio confiado ao vice-governador Chico Rodrigues pelo titular José de Anchieta, preocupado em expandir essa última fronteira agrícola do país, vez que Roraima tem uma vocação agrícola nata.

A tarefa, como destaca Rodrigues, vai caber também à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) que tem a obrigação de resgatar todo esse tempo perdido.

“Esse projeto aqui em pleno lavrado, demonstra e comprova a eficiência e a importância da valorização do incentivo ao setor primário do Estado”, comenta Chico Rodrigues. “Aqui se produz melancia em abundância e também mamão, graviola e maracujá o que eleva a propriedade à categoria de maior produtor do gênero em Roraima”.

SUPERPRODUÇÃO – Ele argumenta ainda que esse é o caminho a seguir e reforça que muito em breve Roraima será o maior produtor de frutas tropicais, de soja e de algodão da Região Amazônica.

Uma ação do governo para ajudar os produtores rurais na conservação da produção, até que seja destinada à comercialização, é a implantação, inicialmente de câmara frias. Um dos empecilhos, segundo Chico Rodrigues, é a falta de energia elétrica nas propriedades.

“Precisamos averiguar o porquê, aqui em Bonfim, de existir uma rede elétrica a menos de três quilômetros, que passa pela BR 401 e os produtores ainda utilizam aqui o óleo diesel como fonte, sobretudo para atender os projetos de irrigação”, alerta o vice-governador.

A primeira meta do governo do estado é a expansão da rede elétrica, em Bonfim, deixando-a ao alcance de todos os produtores, visando diminuir os custos de produção.

A segunda meta será a instalação de câmaras frigoríficas, onde o produtor possa utilizá-la para conservação de polpa de frutas, reduzindo drasticamente a perda aos milhares de toneladas como vem acontecendo nessa época do ano por falta de mercado para se escoar a produção.

“Essa é uma solução inadiável, até porque as frutas produzidas aqui abasteceriam uma quantidade enorme de crianças com a merenda escolar. Existe recurso do governo do estado para a aquisição desses produtos”, assegura o vice-governador Chico Rodrigues.

Últimas Postagens