00:00:00

Áreas indigenas

Ângela pede providências contra invasão de terras


Ângela pede providências
contra invasão de terras 
 \"Esta
 
\"[senadora

A senadora Ângela Portela (PT-RR) pediu em Plenário, nesta terça-feira, (10) que a Polícia Federal, o Ministério da Justiça e a Fundação Nacional do Indio (Funai) verifiquem denúncias de irregularidades que estariam ocorrendo em terras Yanomami.

O apelo às autoridades se baseia em documento em que a Hutukara Associação Yanomami denuncia a invasão de terras indígenas por garimpeiros e grileiros, o desmatamento de áreas próximas e "falhas do poder público" na prestação de serviços de educação e saúde.

A senadora lembrou que a demarcação das terras indígenas em 1992 foi objeto de resistência devido à existência na região de ouro, cassiterita e minérios estratégicos, como nióbio e urânio. A terra indígena Yanomami, que se estende por 96 mil quilômetros quadrados nos estados do Amazonas e Roraima, abriga 19 mil indígenas.

De acordo com o documento encaminhado pelos Yanomami, a presença de garimpeiros em suas terras aumentos nos últimos três anos, sem resposta efetiva por parte dos órgãos federais.

- As lideranças indígenas estão preocupadas, sobretudo porque a presença de garimpeiros na região resulta em conflitos e, nestes, geralmente quem leva a pior são os próprios índios - disse a senadora.

Últimas Postagens