- 26 de novembro de 2024
Luciano volta a defender
programa energético
Acompanhado pelo governador de Roraima, José de Anchieta e o senador Romero Jucá (PMDB/RR), o deputado Luciano Castro (PR/RR) participou de audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para discutir o Plano Energético de Roraima (PER).
Proposto pelo senador Romero Jucá (PMDB/RR), o PER determina a expansão de energia no estado e aponta as principais soluções para a geração e fornecimento de energia em Roraima. Segundo Jucá, líder do governo no Senado, o plano tem seis pontos principais, que apontam solução para a questão energética de Roraima.
O deputado Luciano Castro (PR/RR) disse que a reunião foi importante para definir as metas de execução do PER."Conversamos com o ministro sobre a obra de interligação da rede energética de Manaus com Boa Vista, que está prevista para ser licitada ainda neste semestre. Também falamos sobre a interiorização da energia, a construção de hidroelétricas, a recuperação de Jatapú, a conclusão do Programa Luz para Todos e a federalização da CER".
Romero Jucá citou as seis prioridades de energia no estado e disse que as negociações com o governo avançaram em vários pontos. O Linhão, que vai ligar Boa Vista a Manaus, já está acertado, o leilão será feito ainda no primeiro semestre de 2011 e estará pronto em 2014; o segundo ponto é a construção das quatro hidrelétricas, a EPIC, que faz os estudos energéticos no país, está fazendo os projetos, dentro do cronograma do PAC, informou o senador.
O líder do governo também falou sobre os entraves do projeto. "Nós temos que resolver só a questão de "Coutinho por ser reserva indígena, as outras três áreas para as hidrelétricas já estão encaminhadas. O terceiro ponto é a interiorização da energia, nós temos que ter recursos do RGR, que é o recurso geral do Ministério, para levar energia para todo o interior", concluiu Jucá.
O governador José Anchieta fez um balanço da reunião. "Saímos deste encontro confiantes em soluções definitivas para resolver a questão energética no estado e, assegurando o nosso desenvolvimento". O governador aproveitou para cobrar de Lobão mais recursos para o programa Luz para Todos. "É fundamental nós tratarmos isso olhando esse problema de frente que o governo federal tem que ajudar o estado de Roraima, porque a obrigação da geração de energia é da União, a nossa obrigação é a distribuição", afirmou Anchieta.
O deputado Luciano Castro considera que houve avanços nas negociações com o ministro de Minas e Energia. "Estou otimista porque há por parte do governo federal uma ação grande e o compromisso de que ainda nesse ano a gente possa realmente iniciar a construção da linha de transmissão de Tucuruí, interligando o sistema de Manaus até Boa Vista", enfatizou Castro.
"Isto sem dúvida nenhuma irá nos tranqüilizar em relação aos investimentos que o Ministério das Minas e Energia deverá realizar para a execução do plano energético que visa a melhoria de geração e fornecimento de energia para a população em todo estado de Roraima", avaliou Luciano Castro.