- 26 de novembro de 2024
Alunos apresentam
peça de teatro e coral
Os alunos do “Projeto Cidadão do Futuro”, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), apresentaram nessa semana, uma peça teatral e coral. Na platéia estavam os jovens da escola Estadual Maria de Lourdes, no bairro Pintolândia. Os temas foram voltados para o trânsito, visando conscientização da comunidade.
A iniciativa partiu da direção da escola, que ciente do trabalho do Detran, convidou os estudantes do projeto para fazerem a apresentação na escola. A coordenadora do projeto “Mais Educação”, Marilyn Jesus Rocha dos Santos, conta que o trabalho condiz com os princípios da educação, a partir do momento em que busca a segurança dos participantes. “Vi a apresentação do Projeto em outra escola, e por isso fiz o convite para trazer ao nosso evento cultural no fim deste bimestre” conta.
A pedagoga do Detran, Maria Gerúsia Vieira, explicou que o projeto visa diminuir o índice de violência nas escolas. Ela atribui aos jovens a missão na mudança de postura no trânsito. “Acreditamos no potencial de cada um. Sabemos do comprometimento dos alunos, e isso já foi constatado durante os anos em que as ações educacionais do trânsito vêm sendo desenvolvidas pelo Detran”, disse.
De acordo com o aluno do projeto, Rodrigo Jorge Oliveira, 14, participar do coral é uma grande responsabilidade. Ele afirmou que sabe da importância da mensagem de paz no trânsito. “Se temos uma atitude positiva, vamos gerar bons resultados. A música que ouvimos sobre a faixa de pedestre é ótima e as crianças acabam gostando mais, já que ela ensina a atravessar a rua com segurança”, garantiu.
O estudante Leonardo Vieira Lira, 16, conta que através do projeto conseguiu um estágio no setor de segurança no Trânsito do Detran e que por isso está inserido no mercado de trabalho. “Através desse estágio tenho a oportunidade de me preparar para a vida, cumprindo horários, obrigações, sendo responsável em minhas tarefas, aprendendo a lidar com pessoas e adquirindo experiência”, explica.
Cinquenta alunos fazem parte do projeto, onde recebem aulas de legislação no trânsito, teatro, coral, pintura em tela e palestras durante todo o ano. Os trabalhos acontecem no auditório do Detran, em blitze educativas nas ruas e em escolas estaduais.