- 26 de novembro de 2024
Angela anuncia construção em Roraima
Três novas escolas técnicas federais serão construídas em Roraima. A informação é da senadora Ângela Portela (PT), que na semana passada anunciou a criação do Campus Zona Oeste, no bairro Pintolândia. Esta semana a senadora voltou a se reunir com técnicos do Ministério da Educação para assegurar a inclusão de Roraima no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, que será detalhado até maio.
Com a intervenção da senadora, o Pronatec destinará recursos para a construção de mais duas escolas em municípios do interior de Roraima. “Temos o compromisso do MEC para mais duas unidades. A definição dos locais será feita pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR, que já tem estudos sobre as regiões do interior do Estado que são mais carentes de vagas no ensino técnico”, esclareceu a senadora.
O Campus Zona Oeste é resultado de um trabalho feito pela senadora desde 2010, quando ainda atuava na Câmara dos Deputados. Antes, portanto, do anúncio do Pronatec, feito pela presidente Dilma Rousseff em fevereiro deste ano. “Com o Pronatec, começamos a buscar junto ao MEC uma forma de assegurar que estes benefícios cheguem a Roraima e, para minha alegria, recebi na terça-feira (5) a confirmação de que serão mais duas unidades, além do Campus Zona Oeste”.
A senadora lembra que as escolas técnicas federais apresentam as melhores notas nas avaliações nacionais de cursos feitas pelo Ministério da Educação. “Isso é muito importante. Precisamos melhorar a qualidade da nossa educação, uma vez que o último Exame Nacional do Ensino Médio mostrou Roraima em último lugar, entre todos os estados brasileiros”.
Pintolândia
Em processo mais adiantado, o Campus Zona Oeste pode ficar pronto para funcionar em 2012. Acompanhada do reitor do IFRR, Edvaldo Silva, a senadora Ângela Portela participou de audiência com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, para detalhar a liberação dos recursos para instalação dessa nova unidade.
A proposta do Campus Zona Oeste de Boa Vista, no bairro Pintolândia, prevê a oferta dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico de Nível Médio e Superior, além de abrigar também o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e o Centro de Educação à Distância do IFRR. Por meio deste Centro de EaD, os cursos do IFRR poderão chegar a todos os municípios de Roraima.
De acordo com Ângela Portela, o local foi escolhido pela grande quantidade de jovens e adultos residentes naquela área (aproximadamente 70% da população) que não são atendidos pelo Campus Boa Vista e não têm nenhuma oportunidade de formação profissional. Além do campus localizado no bairro Pricumã, o Instituto Federal de Roraima possui atualmente mais dois campi, localizados no interior do estado, nos municípios de Amajari e Caracaraí (Novo Paraíso).
O reitor do IFRR, professor Edvaldo Silva, explicou, durante a audiência, que o Campus Zona Oeste deverá ter capacidade instalada para atender a 1.200 alunos e vai atuar em todos os níveis da educação profissional, desde a formação inicial até a pós graduação, além de atividades de pesquisa, extensão e de interação com a comunidade.