00:00:00

Mandioca no Cantá

Produtores pedem apoio de Jean para cultivo


Produtores querem apoio
de Jean para cultivo
  

A produção variada dos derivados de mandioca demonstra o alto poder produtivo dos agricultores do município do  Cantá, segunda  maior região produtora da  mandioca, no Estado. 

Neste final de semana dezenas de pequenos produtores rurais da Vila Fonte Nova, reunidos na VI Feira de Mandioca da Serra Grande II, mostraram ao público visitante, o potencial produtivo advindo da cultura nativa  da mandioca. A farinha desponta como  um dos primeiros alimentos  na mesa roraimense.

 Goma, carimã, beijus, bolinhos, tapioca, farinha de tapioca e bebidas como caxirí cru e caxirí cozido, macaxeira desidratada, tapioca colorida, pajuarú, tucupí, pé de moleque féculas, entre outros, puderam ser saboreados e adquiridos, no local. Produtos que, como disse Dona Antônia Carneiro,” a gente vê que é de boa qualidade, mas que por falta de apoio  aos pequenos produtores ,  muitas vezes nem chega nas Feiras de Boa Vista”.

A observação da produtora foi feita ao deputado Jean Frank (PMN), que atendeu o convite da comunidade para conhecer a Feira e ouviu do grupo de produtores, que eles estão  dispostos a produzir, mas necessitam de apoio governamental, para ampliar o plantio e aumentar o volume de área plantada. Isso inclui a destoca e o subsídio para o calcário.  

 O parlamentar, que já visitou produtores de melancia no Bonfim,  de tomates em Alto alegre   disse que os produtores estão no caminho  certo, trabalhando , produzindo e exigindo atenção das autoridades. “Têm todo o direito de reivindicar melhorias , inclusive assistência técnica e equipamentos como um trator com lâmina e  pneus, para aradar e caucarear a terra. Com isso, ele aumenta  a área cultivada e  incrementa a oferta de alimento, no mercado roraimense”, disse o deputado. 

“ Da base aliada do nosso governador, vamos manter a esperança de que o deputado, que tem se mostrado amigo e muito interessado nos pequenos produtores, consiga com  que o Governo volte o olhar para nós”. Disse dona Francisca das Chagas Ribeiro, presidente da Associação dos produtores de Fonte Nova.

Dados da Embrapa demonstram que a mandioca é alimento básico para mais de 600 milhões  de pessoas, na América Latina, África e Ásia, atrás apenas do arroz  e  do milho. Em Roraima a maior produção está no município de Rorainópolis, seguido pelo  Cantá, com  cerca de 900ha de área plantada e mais de 60 associações de produtores espalhados em todo o município. A festa da mandioca vai até o próximo dia 8, na quadra de esportes, da Vila. 

Últimas Postagens