- 26 de novembro de 2024
Raul quer explicações do DNIT
O segundo vice-presidente da Comissão da Amazônia, deputado federal Raul Lima (PP-RR), apresentou requerimento solicitando a presença do Diretor-Geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, do Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, Hélio Cardoso Derenne e do presidente da Funai, Márcio Augusto de Meira, em Audiência Pública, “para prestarem esclarecimentos a respeito do fechamento noturno” da BR-174, no trecho da Reserva Indígena Waimiri-Atroari.
O parlamentar quer saber os motivos que levam ao fechamento diário daquela estrada, entre as 18:30h e 06:00h, já que o Decreto n° 97.837 (do dia 16/06/89), homologando a demarcação administrativa da área indígena, “excluiu daquela decisão a faixa de domínio da BR-174”.
No entendimento de Raul Lima, os negócios e o turismo são grandes prejudicados nessa história, além da movimentação pessoal de pessoas que moram na região, causando sérios transtornos à atividade econômica. Ele lembrou que muitos já tentaram resolver esse problema, mas sem sucesso.
“A questão agora”, diz o representante roraimense, “é arguir os termos do Decreto de homologação da reserva, o qual deixa bem claro que a faixa de domínio da BR-174 está excluída de toda e qualquer vinculação com a Reserva Waimiri-Atroari. O fechamento da rodovia é flagrante irregularidade”, aduziu.
O requerimento do deputado será apreciado pelo plenário da Comissão da Amazônia, cujo presidente é o deputado Gladson Cameli (PP-AC). Acredita-se que não existirá qualquer problema com relação ao atendimento do pleito, visto que a solução do impasse trará benefícios de positiva repercussão.
Depois de aprovado o requerimento no plenário da Comissão, Raul Lima irá efetuar convite a todos os seus integrantes, pois deseja mobilizar parlamentares da Região Amazônica no envolvimento em torno de assunto que entende ser de enorme relevância para o incremento de sua economia.