00:00:00

Círculo da Política

Ficha suja não é problema!


Por Jonas Elmore

Ficha suja não é problema!
Ao adiar a faxina na política brasileira, o Supremo Tribunal Federal oficializa a corrupção no Brasil até o ano de 2010. Utiliza ainda argumento que vai de encontro a outros dispositivos da Constituição que são verdadeiros ataques aos direitos da sociedade.
A partir da decisão do STF - a Ficha Limpa vale somente a partir do próximo ano - abre-se precedente para que verdadeiros gatunos e assaltantes dos cofres públicos permaneçam ditando as regras sobre o destino do povo e da política no Brasil.

No mais
A campanha da sociedade brasileira para melhorar o perfil dos políticos deu com os burros n’àgua. O STF aplicou ducha de água fria no coração, pele e mente de quem sonha com a moralização do País.

Retrocesso terrível
A Ficha Limpa foi, na verdade, uma iniciativa do povo, um avanço da sociedade. Já a decisão esdrúxula do STF um retrocesso.

Escola de Direito
Segundo o Direito Romano, toda Constituição tem como objetivo supremo o chamado ‘salus populi’, o bem do povo. Até aqui os juristas brasileiros não observaram esse detalhe.

Lei especial
O principio da anterioridade, presente na Constituição, realmente existe, mas isso não é motivo de desculpa para adiar a aplicação da Ficha Limpa, uma Lei nada comum. Ela é o desejo da sociedade, que anseia por combate à corrupção.

Aliás...
Se os juristas do STF tivessem visão ampla e profunda noção da realidade nacional não teriam feito da Ficha Limpa uma Lei comum.

História
No mundo inteiro a Justiça é uma Só. Apenas um Tribunal julga todos os casos. Mas no Brasil, como ela não funciona, foi preciso dividi-la. Na década de 30, século XX, o presidente Getúlo Vargas dividiu a Justiça Brasileira para ver se ela funciona e chega mais fácil à população!

Questão de tempo
Em meio a decisões com a do STF, a impressão é que o Brasil está saindo do processo de ditadura e aprendendo a viver no estado democrático de direito. Cartéis e oligarquias, currais eleitorais estão sendo desfeitos, apesar de algumas resistências.

Líder nato
E na Assembléia Legislativa de Roraima o deputado Flamarion Portela está se estabelecendo com verdadeiro líder do bloco de oposição ao governo José de Anchieta Júnior. É que no momentos das discussões mais importantes quem aparece é Flamarion.

Oficialmente...,
Mecias de Jesus é o líder da oposição, mas desde que saiu da presidência do poder Legislativo ficou meio apagado. Antes era acostumado a negociar na alta cúpula da política, agora está tendo dificuldade para transitar na base e negociar no baixo clero.


Criticas ou sugestões: [email protected]

Últimas Postagens