00:00:00

Criatórios mistos

Jonatan apresenta projeto à ministra


Jonatan apresenta
projeto à ministra

Brasília – A ministra da Pesca, Ideli Salvati se mostrou interessada na experiência de aquicultores do sul do Roraima, que cria tambaquis, tilápias e camarões no mesmo tanque. Essas espécies não se alimentam de alguns tipos de camarões, o que permite a convivência e gera melhor aproveitamento da ração destinada ao peixes. O projeto foi apresentado pelo deputado Jhonatan de Jesus (PRB/RR)

 

Salvati mostrou grande interesse na proposta que, segundo ela, pode atender a várias regiões do país. “A criação de peixes é uma alternativa viável para aquecer a economia do setor de alimentos. O projeto apresentado pelo deputado Jhonatan é muito bom e vamos analisar a viabilidade de implantação, não só no estado de Roraima, mas em outras localidades”, ressaltou.

 

O projeto é fruto da experiêncas de aquicultores de Caroebe, município do sul do estado. Eles observaram que as espécies tambaqui e tilápia consomem apenas a ração que está na superfície da água e todo o alimento que desce para o fundo do tanque é descartado, o que gera desperdício e prejuízo para os criadores. Os camarões, por sua vez, se alimentam dos resíduos que descem ao fundo do tanque. “ É possível gerar renda com a venda do peixe, com a venda do camarão e diminuir as perdas com a ração, o que representa muita economia”, explica Diego Teixeira, gestor em agronegócios e geotecnologia para o desenvolvimento Sustentável e um dos idealizadores do projeto. “Queremos implantar 20 criatórios mistos por município” disse.

 

Jhonatan disse que o projeto é viável pois, além de aumentar os ganhos dos produtores e diminiur o desperdício, vai gerar emprego e renda para a região, e contribuir para uma laimentação mais saudável no prato dos consumidores. “Levei ao conhecimento da ministra o excelente trabalho dos produtores, pois acredito que a criação de peixes é uma vocação natural para Roraima. Além disso, criar peixes não requer grandes áreas desmatadas e produz, em pequeno espaço, grandes toneladas de alimentação mais saudável”.

Últimas Postagens