- 26 de novembro de 2024
Kassab diz que seu novo
partido sairá em três meses
Prefeito paulistano afirma que DEM tem errado na oposição aos governos petistas
DE SÃO PAULO
Um dia após anunciar sua saída do Democratas, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou ontem que seu novo partido, o PSD (Partido Social Democrático), será efetivamente criado dentro de dois ou três meses.
Até lá, continuará filiado ao DEM, em uma condição "híbrida". "Teremos de dois a três meses de convivência com uma situação híbrida, de filiado ao partido anterior, mas caminhando para o partido futuro. Mas já estou me desligando dos cargos de direção no DEM", disse ele.
O prefeito criticou seu atual partido por ter tido uma posição "errática" nos últimos anos. "O DEM teve uma postura de ser contra o governo qualquer que fosse a sua postura. E temos que entender que o Brasil é muito maior do que PT, PSDB, do que qualquer outro partido".
Apesar de o estatuto do futuro partido ter uma pauta liberal, o prefeito disse que o PSD terá "cunho social".
"É um partido que procura acelerar a correção das desigualdades sociais, mas sabe que o importante é ter investimentos para o desenvolvimento. É com bastante desenvolvimento que vamos ter velocidade para a correção das desigualdades".
Kassab descartou uma fusão com o PSB antes de 2013.
Hoje, em Salvador, líderes políticos anunciam a intenção de ingressar no partido. Amanhã, em SP, serão apresentadas as diretrizes para a construção do PSD.(FERNANDO GALLO)