- 26 de novembro de 2024
GDR lança primeiro CD
de Hip Hop de Roraima
O grupo Gang do Rap (GDR) lança, às 18h dessa sexta-feira (18), no Espaço Domus, o primeiro CD de Hip Hop de Roraima. Trata-se de evento com forte apelo social uma vez que o GDR é composto por seis integrantes, sendo que dois deles faziam parte do projeto Crescer – política pública implantada pela Deputada Federal Teresa Surita para reduzir a violência entre os jovens, na época em que estava à frente da Prefeitura de Boa Vista.
De forma pioneira e inovadora, Teresa implantou o Hip Hop como ferramenta de educação na Escola Frei Artur, que atendia alunos do Crescer, para que pudessem aprender o português e a se expressar melhor.
“Começamos com cerca de 30 meninos que viviam em situação de risco social e chegamos a atender mais de 900. Mostramos que o trabalho de recuperação, também envolvendo a música, o grafite, a dança de rua - que são expressões artísticas que compõem o movimento Hip Hop - deu certo”, disse Teresa.
Algo significativo é que Frank Santos e Hiley Soares, os líderes do GDR, foram do Crescer e, após esse contato com a música e técnicas vocais, passaram a atuar como multiplicadores. Foi por meio de ambos que os demais participantes do GDR envolveram-se com o Hip Hop.
As 12 músicas do CD, compostas pelos próprios integrantes, foram gravadas no ano passado, em um estúdio de Boa Vista, e a consolidação de todo o trabalho, que já vem sido desenvolvida há tempos, ocorre agora, com o apoio e total incentivo da deputada Teresa. A produção foi de Raffa Santoro, produtor musical com ampla experiência em Hip Hop.
Para Frank, o lançamento do CD representa uma nova era na vida de outros jovens boavistenses. “O rap é uma forma de se expressar, desabafar, de usar o Hip Hop como veículo para a gente denunciar, elogiar e criticar”, afirmou o jovem. Hiley, o Sorvete, também disse acreditar que o CD pode influenciar positivamente os demais jovens da periferia de Boa Vista.
“No rap os jovens conseguem falar da forma que estão acostumados, da forma que sabem falar. Estamos realizando um sonho com o lançamento de nosso primeiro CD, algo que significa que o Hip Hop de fato chegou onde deveria chegar. Os demais jovens vão se espelhar em nosso trabalho”, afirmou ele.
INTEGRANTES – Além de Frank e Hiley, Francicarlos Moraes, o Niggaz Meliante; Thiago Pereira; Haroldo Silva, o Doggy Brown; e Jonatan Rodrigues fazem parte do GDR.
“O GDR vai proporcionar a abertura de um mercado. Acho que este grupo tem que pensar em ser multiplicador e virar uma referência para aqueles que acham esta arte legal, para estimulá-los a também começarem a fazer. Eles podem ser exemplos e despertar sonhos, possibilidades. A gravação deste CD é importante, porque eles vão criar uma semente que vai se espalhar. Isto é até mais importante do que fazer sucesso”, afirmou Santoro.