- 26 de novembro de 2024
Justiça mada prender delegado
O delegado Geral de Polícia Civil, Eduardo Wayner Santos Brasileiro e o secretário de Segurança Pública, general Eliéser Girão Monteiro Filho, foram comunicados oficialmente às 10h30 desta quarta-feira, por fax do Fórum da Comarca de Rorainópolis, sobre a prisão do delegado titular do município, Marcelo Renault Menezes.
Foram encaminhadas cópias da decisão do deferimento do pedido de afastamento das funções e decretação da prisão preventiva do delegado, decretada pelo juiz de direito Dr. Erasmo Hallysson Souza de Campos.
A prisão do delegado foi solicitada pelo Ministério Público de Rorainópolis, como garantia da ordem pública e conveniência da instrução criminal, bem como assegurar a aplicação da Lei Penal. Quanto à acusação a Polícia Civil informou que o delegado foi denunciado por uso da função para auferir vantagem indevida. O delegado geral disse que prefere não comentar sobre a denúncia, uma vez que recebeu apenas a decisão da Justiça e não tomou conhecimento do teor do procedimento instaurado pelo Ministério Público de Rorainópolis.
Uma portaria datada do dia 28 de fevereiro, assinada pelo delegado geral, determinou o afastamento das funções do delegado Marcelo Renault do município de Rorainópolis e sua transferência para Boa Vista, por interesse da administração pública. Foi designado para responder pela delegacia o delegado Rodrigo Luiz Kulay.
Com a comunicação do Fórum de Rorainópolis, o delegado Geral encaminhou o caso para a Corregedoria Geral de Polícia para as providências legais e, também para o acompanhamento da prisão