- 26 de novembro de 2024
As obras atenderiam à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) que foi criada em 2007 na capital do estado. Jucá observou que Roraima tem uma posição geográfica que favorece o comércio exterior, já que faz fronteira com a Venezuela e com a Guiana. Mas para isso, disse, é necessário investir em infraestrutura, em especial, a aeroportuária.
Na avaliação de Jucá, o armazém alfandegado é importante para o estado, pois poderá estimular a produção, gerar empregos e melhorar a renda da população.
Além disso, destacou o senador, o terminal de cargas do aeroporto de Boa Vista e o armazém alfandegado serão uma alternativa ao transporte de cargas para Manaus. Jucá disse que o aeroporto de Manaus está sobrecarregado, o que gera atraso nos despachos das mercadorias. Para o senador, Roraima poderá passar a ser uma alternativa para despachar, via terrestre, as mercadorias para a Zona Franca de Manaus e, assim, fortalecer o comércio na região.
- [O armazém alfandegado] é um instrumento importante, para consolidar a área de livre comércio, a ZPE, que nós lutamos para levar para Roraima, e também um instrumento importante para fortalecer a matriz de transporte da Amazônia Ocidental, atendendo inclusive o estado do Amazonas e a Zona Franca de Manaus - destacou.