00:00:00

Internet banda estreita

Ângela protesta contra abandono da Oi


Ângela protesta contra abandono da Oi
\"[senadora

Manifestando indignação, a senadora Ângela Portela (PT-RR) protestou nesta quinta-feira (24) contra o que classificou como o abandono do estado de Roraima pela empresa de telefonia Oi. Segundo ela, o estado ainda sofre com conexão de internet discada, "lenta, cara e instável", apesar de haver uma rede de fibra ótica ociosa de propriedade da Eletronorte, desde a construção da linha de transmissão de Guri em 2002.

Quando ainda exercia o mandato de deputada federal, Ângela disse que procurou o então ministro das Comunicações Hélio Costa para tratar do assunto e tentar a implantação da banda larga em Roraima a partir da utilização daquela rede de fibra ótica pela empresa de telefonia Oi. A senadora disse que o resultado foi apenas a aceleração do objetivo da Oi de alcançar o mercado de Manaus, "ignorando solenemente" o estado de Roraima.

A senadora acrescentou que, há alguns dias, a Oi divulgou nota à imprensa em que afirma que, para chegar a Manaus, os cabos de fibra ótica cobriam a distância entre Boa Vista e a capital do Amazonas, oferecendo banda larga para os municípios ao longo do percurso.

- Parece piada. Na verdade, é uma afronta ao povo de Roraima bancada com dinheiro público. Em 2009, a Oi fez a mesma festa em Roraima, anunciando a chegada da internet rápida com a rede de fibra ótica da Eletronorte. Como compensação, se comprometia a acelerar o programa banda larga nas escolas do governo federal. Quase dois anos depois, apenas 79 escolas foram contempladas. Desde que implantou o serviço em Boa Vista, a Oi conseguiu atender apenas oito de um total de 60 bairros que tem a capital - lamentou.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) se juntou ao protesto de Ângela e disse que a atitude da Oi é "no mínimo misteriosa", pois as vezes em que procurou a empresa a informação obtida era que tudo estava sendo feito conforme o prometido. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) se solidarizou e assinalou o papel importante da internet nas revoltas que estão ocorrendo no Oriente Médio. O senador Wellington Dias (PT-PI) também se solidarizou com a causa.

\"\"

Últimas Postagens