- 26 de novembro de 2024
Juizado da Infância realiza
diligências preventivas
A divisão de Proteção do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Boa Vista realizou no último final de semana, de 03 a 06/02/2011, diligências no município do Cantá/RR. Foram visitadas as Vilas Central, União, Félix Pinto, Serra Grande I e II, Vila Fonte Nova e São Raimundo, entroncamento da Vicinal VI c/ I.
O objetivo foi orientar, esclarecer e prevenir quanto aos procedimentos na área da infância e juventude. Ações semelhantes têm sido adotadas em Boa Vista, principalmente com relação à permanência de menores nas ruas após às 23:30 horas, medida conhecida pela imprensa como operação Anjo da Guarda.
De acordo com o chefe da Divisão de Proteção, Jefferson Kennedy, foram realizadas várias reuniões e houve ainda distribuição de material informativo sobre exploração sexual, consumo de bebidas alcoólicas, direitos e deveres da criança e do adolescente. Também foram distribuídas cartilhas fornecidas pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania que abordam o tema drogas.
Com apoio da Polícia Militar foram feitas diligências em bares e festas com o intuito de alertar e coibir a presença de crianças e adolescentes nesses estabelecimentos, bem como, ratificar a proibição da venda de bebida alcoólica para os mesmos. “Aproximadamente 20 (vinte) adolescentes foram encaminhados para suas residências por estarem em situação de risco, tendo os pais sido advertidos. Queremos registrar e destacar o trabalho e o empenho da Polícia Militar, que na diligência contou com participação efetiva do Cel. Vasco Ribeiro, Comandante do Policiamento do Interior, que pessoalmente diligenciou em conjunto com a Equipe do Juizado da Infância e da Juventude e do Conselho Tutelar do Município do Cantá”, destacou Kennedy.
Moradores da região comentaram a iniciativa do Juizado: “A gente agradece pela realização desse trabalho. Acredito que deve sempre acontecer, pois nos sentimos mais seguro com a presença da justiça e da polícia nos orientado sobre os procedimentos que devemos tomar”, afirmou Hidelbrando da Silva, morador da Serra Grande I. “Vocês deveriam visitar a gente mais vezes, isso é muito bom”, ressaltou Telza de Souza, da Vicinal VI.
Na avaliação de Jefferson Kennedy o objetivo foi atingido com louvor. “Considero que o trabalho realizado foi muito proveitoso, esclarecedor e, ao mesmo tempo, ouvimos as reivindicações da comunidade na área da infância e da juventude. O intuito