- 26 de novembro de 2024
Segurança Pública intensifica
ações para combater criminalidade
Durante toda a manhã desta quinta-feira, 3, alguns componentes do Sistema de Segurança Pública esteve reunido para traçar estratégias de combate aos mais diversos crimes que vêm sendo cometidos na área urbana de Boa Vista e na área rural, em especial, nas rodovias federais.
Ficou decidido que para a Operação Salvando Vidas será reforçada a atuação nos postos de combustíveis e, principalmente, nos locais adjacentes visando a coibir principalmente o crime de poluição sonora, embriaguez ao volante, tráfico de drogas, prostituição infantil e a permanência de menores após as 22h30.
A reunião foi coordenada pelo secretário de Segurança Pública, general Eliéser Girão Monteiro Filho e o adjunto, Cláudio Lima de Souza. Participaram também o delegado geral de Polícia, Eduardo Wayner Santos Brasileiro, o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis (Sindipostos), Abel Mesquita, o inspetor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marco Almeida e representantes da Polícia Militar.
A operação Salvando Vidas foi desencadeada no início do mês de janeiro com blitz e ações conjuntas em vários pontos de Boa Vista visando inicialmente à redução dos índices de acidentes de trânsito.
Os órgãos de segurança irão intensificar as ações repressivas devido a denúncias de excesso de consumo de bebida alcoólica em postos de combustíveis envolvendo adolescentes e crianças, a possíveis atos de prostituição e também ao volume excessivo de sons nos veículos automotores, o que caracteriza o crime de poluição sonora.
O presidente do Sindipostos, Abel Mesquita, disse que a finalidade dos proprietários de postos de combustíveis é vender o produto e atender aos clientes com qualidade, mas que não têm interesse de que haja tumultuo em seus estabelecimentos que venha a contribuir para a criminalidade.
“Nossa meta é que o cliente abasteça, compre nas lojas de conveniência e saia em seguida e não que fiquem bebendo nas dependências dos postos ou fazendo uso de produtos ilícitos. Queremos contribuir com o Sistema de Segurança. Alguns postos já estão colocando placas proibindo o consumo de bebida alcoólica no local”, disse o presidente.
A partir deste final de semana, quando da operação Salvando Vidas, os órgãos estarão atuando em diversos pontos da cidade. Principalmente em bares adjacentes aos postos de combustíveis. Ao longo da BR-401 deverão ser colocados postos de fiscalização no final desta semana.
“Vamos intensificar as ações, pois avaliamos, após o início dos trabalhos da operação Salvando Vidas, que houve redução no número de acidentes e também de vítimas acidentadas. Então, nestas ações, faremos o uso do bafômetro, estaremos identificando motoristas, cobrando responsabilidade dos proprietários de estabelecimentos, principalmente sobre a permanência de menores e de venda de bebida alcoólica a esses menores”, disse o secretário.
Segundo ele o resultado da operação é “extremamente positivo” e os números são mais uma prova de que é possível reverter o quadro de violência no trânsito, num trabalho com foco na conscientização das pessoas, como também na contenção dos abusos cometidos por maus condutores.
“Nosso objetivo principal é conscientizar a população para mudar de atitude, não somente no trânsito e, para isso estamos colocando nossos policiais nas ruas para orientar os condutores a andar na legalidade, usar cinto de segurança e reprimir àqueles que insistem em desobedecer às leis”, alertou Monteiro.