00:00:00

FRANCISCO ESPIRIDIÃO

Quem quer dinheiro?


\"\"Quem quer dinheiro?

Confesso que não ouvi direito. Estava meio correndo atrás. Ou, quem sabe, estivesse vivendo aqueles 15 minutos de babaquice que todo ser humano, dizem, tem na vida, e, por isso, criei a fantasia na minha ocupada mente.

Mas peraí... Eu juro que ouvi (e vi na TV) que determinado deputado federal (nem gravei o nome) está propondo uma lei que, se aprovada, vai obrigar a rede bancária a pagar qualquer cheque igual – ou menor – a um terço do salário mínimo, mesmo que não tenha fundos.

Ótima notícia, deputado! Olha, você não sabe como eu fiquei satisfeito! Não que eu pretenda dar qualquer trambique em pobres e necessitados banqueiros. Costumo dizer – ainda ontem repeti essa afirmativa para um amigo – que moro em Roraima por livre e espontânea vontade há quase 37 anos e a única pessoa que me cobrou uma única vez na vida não mais me cobra. Morreu de acidente na BR-174 anos atrás. Aliás, ela não tinha razão.

Mas, como estava dizendo, a idéia do deputado é de certa forma bem interessante. Excluídos os trambiqueiros de profissão, seria uma maneira de os pobres e necessitados banqueiros devolverem um pouco daquilo que eles amealham em sua sanha avarenta que, diga-se, é sem tamanho.

Já viram de quanto é o lucro líquido das instituições bancárias ao final de cada trimestre, quando se fecham os balanços? É de bilhõe$ de reai$. Já os ricos que ganham um salário mínimo de migalha são obrigados a pagar impostos exorbitantes sobre tudo o que consomem. Creio que com essa lei o lucro dos bancos seria socializado. Ainda que de forma tênue.

Ah, só para lembrar: Salvatore Cacciola foi preso por ter, com o seu banco Marka, aplicado golpe no mercado da ordem de 1,5 bilhão de reais; Edemar Santos Ferreira bateu os costados no xilindró – pulou fora logo, mas foi lá – pelo golpe da ordem de 2,5 bilhões de reais que seu Banco Santos aplicou no mercado; Daniel Dantas foi preso, foi solto, foi preso de novo, foi solto de novo em razão das mutretas de seu Banco Opportunity.

Agora, o Silvio Santos, o queridinho Silvio Santos, o homem do Baú, que acaba de dar golpe de 4,7 bilhões de reais com o seu Panamericano vai sair perguntado “Quem quer dinheiro”, e nada lhe acontecerá? Aí tem!!!

PS.: não creio que a tal lei do cheque sem fundos prospere. Seria a institucionalização do calote num país onde a maioria já perdeu a vergonha de ser inadimplente. 

Francisco Espiridião é Jornalista; e-mail: [email protected].

\"\"

Últimas Postagens