- 26 de novembro de 2024
Sesau realiza mutirão de
cirurgias no fim de semana
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) iniciou na sexta-feira (21) mais um mutirão de otorrinolaringologia, no Centro Cirúrgico do Hospital Geral de Roraima (HGR). Esta é a primeira ação do ano, que possibilita a realização procedimentos nasais, tumores, turbinoplastia, timpanoplastia, adenoidectomia, cirurgia de tímpano, microlaringoscopia e outras. São cirurgias de ouvido, laringe e nasais. Os procedimentos terminam neste domingo e beneficiarão sete pessoas.
Nos últimos anos foram realizados mais de 200 desses procedimentos em Roraima. Em 2008, 68 pessoas foram operadas, em 2009 mais 70 e no ano passado 91 pessoas foram operadas em 12 mutirões.
De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Rodolfo Pereira, esta medida adotada pelo Estado vem beneficiando muitas pessoas, de vários pontos de Roraima. Ele afirma que estes pacientes ficariam muito tempo na fila de espera, caso necessitassem operar em outro Estado. “Além da praticidade, a recuperação é mais rápida, em casa, sem a necessidade de viajar e retornar após alguns dias”, destacou.
O mutirão conta com o médico otorrinolaringologista de Roraima, Frederico Santos e Oswaldo Nascimento, que veio do Hospital das Forças Armadas, de Brasília (DF) para conduzir as cirurgias com a equipe médica do Hospital Geral de Roraima. Segundo Frederico Santos, o Estado vem suprindo muito bem a necessidade dos pacientes e oferecendo mutirões várias vezes por ano. “São cirurgias na maioria das vezes simples e rápidas que possibilitam alta médica até no mesmo dia”, disse.
Com esses mutirões de Otorrinolaringologia, 95% dos casos dessa especialidade vêm sendo resolvidos aqui em Roraima. Antes dos mutirões, apenas 40% das ocorrências otorrinas eram solucionadas aqui.
Para a coordenadora geral da Regulação Controle e Avaliação do Sistema Único de Saúde, Séfora Gomes Figueiredo Nentwig, com estas ações o Estado oferece bem-estar aos pacientes e também gera economia, já que não são necessários gastos com passagem aérea e ajuda de custo, por exemplo. “A meta é ampliar ainda mais estes serviços, sabendo que eles são simples e sendo realizados no HGR acabam sendo bem mais rápidos”, frisou.