00:00:00

Natanael Gonçalves

Portinari, guerra e paz


PORTINARI, GUERRA E PAZ

O passado glorioso de uma geração pode se tornar um presente eterno, e se projeta para um futuro indelével.
Portinari recebeu do Presidente Juscelino Kubitschek uma comenda como o maior pintor do século, devido seu feito em pitar tais obras.
Tal fato deveria ser divulgado para todo o mundo. Portinari o maior pintor do mundo...
O seu ato em pintar dois painéis oferecidos a ONU, já doente, e proibido pelos médicos de manipular tintas, fez com que seus traços artísticos propalassem para o mundo, Guerra e Paz, como exemplo, que não se pode delir. Morreu em 1962, com 58 anos.
Não podemos compará-lo a qualquer pintor do passado, um italiano, um consagrado grego, um famoso espanhol, ele por certo suplantou todos em todas as eras. Seus mais de cinco mil quadros e por fim os painéis de grandes dimensões, de 14 metros de altura, por 10 de comprimento, atestam o seu imensurável e grandioso valor. Homem grande realiza obras grandes.
Já havia lido e visto em livros tais painéis, e sabia que os mesmos foram doações do governo brasileiro a ONU. Mas pessoalmente, a olhos nus, como vi Guernica de Picaço em Madri, nunca tinha contemplado tais maravilhas, como agora. Que honra que privilegio para mim um simples mortal!
Os painéis de Portinari em nosso meio, de volta no palco majestoso do Teatro Municipal é uma dádiva para todos. Já tinham sido apresentados ao povo mais de 50 anos atrás. Agora veio até nós por necessidade na reforma no prédio da ONU. Aproveitaram a oportunidade os trouxeram para o Rio de Janeiro para alguns reparos, oferecendo ao povo brasileiro uma oportunidade de rever o valioso presente, dando a todos uma dádiva especial neste fim de ano.
Férias no Rio, uma primavera para os olhos que pudessem ver tais quadros – obra prima de Portinari e do Brasil oferecida à humanidade.
Formadas as filas enormes, e eu fiquei do lado esquerdo do lindo templo das artes, perto de Carlos Gomes, por ter muita idade. Entramos no majestoso ambiente das artes, um dos mais lindos do mundo, uma rara jóia. Já o conhecia há anos. Seu lindo restaurante Assírio, no térreo, oferta mais vida a esta majestosa obra. Meus três filhos homens representaram a peça Peter Graim, muitos anos atrás.
Mais uma vez o admiramos por fora e por dentro. Fotografamos, sempre com as molduras lindas com detalhes folheados a ouro.
Todos sentados nas exuberantes e confortáveis cadeiras, para ver o espetáculo. As luzes se apagam, e uma voz respeitosa e familiar, da atriz Arlete Pinheiro Monteiro Torres, descrevia o acontecimento. Depois outra voz alheia as artes e cultura continuavam descrevendo o evento. Tal voz era do quase ex-presidente. Que parecia dizer:
`` Tal obra é de nosso governo, pois nunca ninguém pintou tão belos quadros quanto estes. Tudo é obra do meu governo. ``
Felizmente a arte, e Portinari estão acima das inteligências medíocres.

NATANAEL GONCALVES VIEIRA
E- Mail natanaelgvieira@ hotmail.com
Natanaelgvieira.blgst.com
Membro da Academia Roraimense de Letras - ARL
Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2010

Últimas Postagens