00:00:00

Choque de Ordem

Operação aborda 600 veículos e apreende 51


Operação aborda 600 veículos e apreende 51

 Por Sandra Lima

A operação Choque de Ordem, do Sistema de Segurança Pública do Estado, lançada no dia 19 deste mês, pode ser um dos fatores que vem contribuindo para a redução da violência no trânsito e para o aumento do número de pessoas se regularizando junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

A ação vem ocorrendo inicialmente aos finais de semanas em vários pontos da cidade que foram divididos em seis áreas. Conta com a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil, DETRAN, Secretaria Municipal de Segurança, Departamento Municipal de Trânsito (Dmtran), Guarda Municipal, Departamento de Inteligência da SESP e Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, general Eliéser Girão Monteiro Filho, o trabalho é continuado e tem por objetivo coibir as mais diversas infrações, crimes de trânsito, além de apreender armas e drogas.

Na sexta-feira, foram montadas duas bases de trabalho, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e Avenida Ene Garcez, coordenadas pelo DETRAN e SMTRAN que se iniciou às 22 horas e encerrou às 3 horas da madrugada de sábado.

Ao total foram abordados 600 veículos entre carros e motos. Destes, foram apreendidos 37 carros e 14 motocicletas. Ainda foi registrado um crime de embriagues ao volante, sendo realizado pela equipe do DETRAN, apresentado no Plantão Central I para lavratura do flagrante.

REDUÇÃO
O diretor do DETRAN, Jorge Everton Barreto Guimarães informou na manhã desta segunda-feira, 29, que reduziu o número de acidentes de trânsito na Capital, após ter iniciado a operação “Choque de Ordem”. Analisou que de 14 a 28 de novembro de 2009 foram registrados 191 acidentes, dos quais 107 foram com danos materiais e 84 com vítimas. No mesmo período deste ano foram registrados 99 acidentes, sendo 43 com danos e 56 com vítimas.

“Percebemos que houve uma redução no mesmo período em relação ao ano passado superior a 50% dos índices de acidentes de trânsito”, destacou o diretor.

Para o secretário de Segurança Pública, a presença das instituições de Segurança nas ruas é um fator que contribui para a redução da violência, principalmente no trânsito.

“Isso demonstra que o Sistema de Segurança quando atua de forma integrada fortalece as ações. A nossa avaliação é que o trabalho vem atendendo às expectativas e daremos continuidade, enquanto ação de Governo”, disse.

REGULARIZAÇÃO
Até o final de outubro deste ano, a frota registrada de veículos que circulam em Roraima é de 123.720 mil. Destes 49.769 estão adimplentes e 59,78% estão inadimplentes.

Há duas semanas, aumentou para 80% a procura de pessoas junto ao órgão buscando regularizar documentos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Licenciamento, Seguro, Carteira de Habilitação vencida e, também a regularização das Carteiras de Habilitação. Há duas semanas, a procura para a regularização destes documentos girava em torno de 10, 15 e no máximo 20%.

“É importante que as pessoas circulem com seus veículos de maneira regular. A Carteira de Habilitação é de extrema importância. Quem não for habilitado, deve procurar se regularizar e, assim, evitar transtornos”, disse o diretor.

O secretário de Segurança Pública avaliou ser de extrema importância que as pessoas que cumpram as leis.

“Se for dirigir, não beba; ao sair de casa que levem seus documentos pessoais; que não vendam bebidas alcoólicas a menores; que os pais realizem controle aos filhos menores; que os proprietários de bares e restaurantes respeitem o volume de sons e que os proprietários de veículos se limitem no volume do som. É importante destacar que Segurança Pública se faz com educação, prevenção e repressão. Se todos fizerem sua parte, com certeza viveremos num ambiente de paz”, concluiu.

CONVÊNIO
O diretor do DETRAN informou que firmou convênio com o Banco do Brasil visando facilitar o pagamento de débitos junto ao órgão pelos usuários.

“É um convênio voltado aos usuários que tenham débitos com o DETRAN, que possibilita o parcelamento em até 60 vezes, com prestação mínima de R$ 50,00. O objetivo é ajudar esses usuários a quitar seus débitos com o DETRAN”, disse o diretor.
 

Últimas Postagens