00:00:00

4ª Reunião da Unasul

Anchieta retorna com boas notícias para RR


\"\"Investimentos na Guiana beneficiarão Roraima

O governador José de Anchieta manteve entendimentos com o presidente Lula da Silva
O governador José de Anchieta (PSDB) concedeu entrevista coletiva à imprensa no hangar do governo, por volta das 18h15 desta sexta-feira (26), quando retornava de Georgetown (Guiana), onde participou do 4º Encontro das Nações Sul-Americanas (Unasul). As reuniões, que tiveram início na quinta-feira (25), contaram com a participação de nove chefes de Estado.
Anchieta destacou como positivas as conversas que manteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o seu colega guianense, Bharrat Jagdeo. Os entendimentos giraram em torno da pavimentação da estrada que liga Lethem, na fronteira, a Linden, importante corredor que facilitará o incremento das relações comerciais entre os dois países. Os senadores eleitos Romero Jucá (PMDB) e  Ângela Portela ( PT) participaram das negociações.
Anchieta explicou que o presidente Lula se comprometeu em definir questões de financiamento da obra e que, já na próxima semana, chamará a Brasília as empresas interessadas, para tratar da liberação dos trâmites para que os trabalhos de pavimentação sejam deslanchados o quanto antes.
Depois da construção da ponte sobre o rio Itacutu e o alfandegamento na fronteira, pontos importantes como cooperações tecnológica, cultural e educacional tomaram conta da pauta que irá beneficiar diretamente o estado de Roraima. Jagdeo demonstrou interesse em instituir em seu país o ensino da Língua Portuguesa, bem como o intercâmbio na área da saúde.
\"\"CHÁVEZ – Com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a pauta de negociações foi composta principalmente da aquisição de insumos oriundos daquele país para incrementar a agricultura roraimense, sendo o calcário o principal deles. Foi posta em pauta também a questão da possibilidade de o estado exportar parte da produção de grãos, como soja e milho.
Anchieta disse ainda que na próxima semana, por determinação do presidente Hugo Chávez, a vice-ministra venezuelana de Relações Exteriores para a América Latina e Caribe, Maria Jacqueline Mendonza, estará em Boa Vista para iniciar as negociações bilaterais.

Últimas Postagens