- 26 de novembro de 2024
Jucá acompanha Lula no
encontro da cúpula da Unasul
Brasília - O Líder do governo no senado, Romero Jucá (PMDB/RR), logo mais às 14h para Georgetown, capital da Guiana, acompanhando o Presidente Lula e comitiva, para participar do Encontro da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
Na pauta, a formação de uma zona de livre comércio continental visando à integração nas áreas de educação, cultura, infraestrutura, energia, ciência e finanças, além do interesse do governo brasileiro de construir a estrada que liga Lethen à Linden, investimento que beneficiará Roraima.
Em entrevista coletiva concedida nesta quarta (24), o porta-voz da presidência da república , Marcelo Baumbach detalhou a agenda presidencial na Guiana.
O presidente Lula chega a Georgetown, na Guiana, às 16h da quinta-feira, dia 25 de novembro, procedente de Brasília. Às 18h30, o Presidente será condecorado com a “Ordem da Excelência”, que é a mais alta condecoração do país vizinho. Em seguida, participará de recepção e de jantar oficial, às 20h, oferecido em sua homenagem, pelo presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, com a presença dos Chefes de Estado e de Governo da Unasul.
No dia seguinte, sexta-feira 26 de novembro, o Presidente participará, às dez horas da manhã, da sessão de abertura da 4ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Unasul. Às 11h30, será realizada a sessão privada de trabalho da Cúpula.
A 4ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado e de Governo da Unasul marcará a passagem da Presidência de turno do Equador para a Guiana. A reunião visa, além disso, rever os principais temas da agenda institucional do bloco.
Estará sobre a mesa a criação do Conselho de Direitos Humanos da Unasul, iniciativa lançada pelo Brasil, em junho de 2009, como forma de fortalecer a participação de todos os países da América do Sul em reuniões dedicadas ao diálogo e à cooperação em matéria de direitos humanos no plano regional.
Espera-se que, além dos temas relativos à Unasul, o presidente Lula trate da agenda bilateral com seu homólogo guianense, Bharrat Jagdeo. Os dois países têm tomado iniciativas visando a intensificar o comércio, que ainda é reduzido e desequilibrado em favor das exportações brasileiras. O Brasil aprovou unilateralmente a concessão de alíquota zero para produtos guianenses, no marco do Acordo de Alcance Parcial de Complementação Econômica, o AAP-38. Em 2010, o intercâmbio bilateral cresceu mais de 30% em relação ao período de janeiro a outubro de 2009, embora a quase totalidade do comércio corresponda a vendas brasileiras para a Guiana.
O Brasil estuda, além disso, possível participação em dois projetos de infraestrutura na Guiana. O primeiro deles seria a pavimentação de 450 quilômetros de rodovia entre a cidade de Lethem, que fica na fronteira com o Brasil e a cidade de Linden, distante 100 quilômetros de Georgetown. O segundo projeto seria a construção de hidrelétrica de grande porte na Guiana.
Por ocasião da visita, aliás, deve ser assinado memorando de entendimento que permitirá à Eletrobrás efetuar inventário hidrológico da Guiana, a fim de identificar o local mais propício e com maior potencial para a construção de tal hidrelétrica.
O Presidente partirá de Georgetown para Manaus às 13h da sexta-feira, com chegada prevista para as 15h30.