- 26 de novembro de 2024
NOTA DE REPÚDIO DO MOVIMENTO PRÓ-RORAIMA
Entidades produtivas que compõem o movimento Pró-Roraima reuniram-se ontem (18/11), às 19h, na Câmara Municipal de Caracaraí a convite do Presidente Júlio César e da comunidade para discutirem e tomarem posição contra a proposta de ampliação da Reserva Ambiental do Parque Nacional do Viruá. Entre as autoridades presentes estavam membros da bancada federal: Deputado Édio Lopes, Deputado Márcio Junqueira e o Deputado eleito Paulo César Quartiero.
Nas discussões ficou claro a posição da Câmara Municipal de Caracaraí, dos senhores deputados federais, das entidades produtivas do estado e da sociedade de Caracaraí que não aceitam mais demarcações ou ampliações de reservas ambientais, principalmente a ampliação do Parque Nacional do Viruá. São grandes as preocupações da sociedade organizada, pois a área proposta em questão vai afetar sobremaneira a sobrevivência das comunidades que vivem e se beneficiam daquelas áreas e, consequentemente, abastecem o estado.
O Movimento Pró-Roraima através das entidades está em campanha de sensibilização para que não haja ato de ampliação de nenhuma área da Estação Ecológica de Maracá e da Reserva Florestal do Parima. As consultas públicas destes locais serão realizadas na Vila Brasil, Município de Amajarí e em Caracaraí, respectivamente, no dia 20 de novembro, às 14h.
Hoje, (19/11), às 9h, o Movimento Pró-Roraima com a maioria de suas entidades produtivas se reuniu com o Governador Anchieta e o Senador Romero Jucá e parte da bancada federal para discutir e unirem a classe produtiva e a sociedade para que se de um basta nas pretensões de algumas instituições federais em continuar tomando o território do estado. O Governador Anchieta claramente declarou que todos estão juntos nesta empreitada de não permitir mais demarcações em Roraima envolvendo principalmente as terras que já são do estado.
O governador mostrou ação em prol do movimento encaminhando documentos ao Ministério do Meio Ambiente e ao Instituto Chico Mendes firmando o posicionamento do Governo de Roraima.
O Coordenador do Movimento Pró-Roraima, Derval Furtado, declarou que as entidades produtivas e a sociedade estarão de plantão nestas possíveis consultas públicas onde afirmou que as entidades produtivas jamais concordarão com qualquer demarcação ou ampliação pelo Governo Federal de terras do estado.
“O ente federativo precisa ser respeitado, temos o governador eleito pelo povo, temos nossa bancada representativa no Congresso Nacional”. Derval conclui afirmando que as leis federais e estaduais determinam que qualquer intenção neste sentido de demarcar ou de ampliar devem ter no Governo de Roraima, nas autoridades, entidades e na sociedade uma consulta, “não podemos aceitar a ingerência de algumas autoridades federais que atrapalham nosso desenvolvimento e a nossa sobrevivência”, disse o Coordenador.
MOVIMENTO PRÓ-RORAIMA
Coordenador Derval Furtado