00:00:00

FERNANDO VELOSO

Neudo envergonha Roraima de novo


Neudo envergonha Roraima de novo

Neudo Campos não assume a derrota, não aponta nenhum erro de sua campanha e escolhe o culpado: o eleitor de Roraima. O candidato derrotado acusa a maioria do eleitorado de corrupção, de ser venal, de se vender. Neudo expõe a população de Roraima ao escárnio de toda a Nação. Ora, logo Neudo Campos, o político que mais envergonhou e humilhou o jovem estado perante todo o Brasil quando foi preso e algemado pela Polícia Federal sob a acusação de formação de quadrilha e peculato. Já não é mais apenas acusado, ele já está condenado em um dos mais de 70 processos. Mas ele parece que acha pouco e mais uma vez denigre a imagem do Estado. Na verdade não foi Neudo que perdeu, foi Anchieta que ganhou. E Anchieta ganhou porque é muito melhor.

A derrota de Neudo seria maior, e aconteceria logo no primeiro turno, se ele não tivesse feito uma das campanhas políticas mais sujas da história do Brasil. Em 20 anos coordenando equipes de campanha para a MCI do cientista político Antônio Lavareda, em vários locais deste País, nunca vi algo sequer parecido com as baixarias promovidas por Neudo Campos nesta campanha.

O Governador Anchieta foi vítima de uma campanha sórdida, que tinha como objetivo destruí-lo como cidadão. A campanha de Neudo fez montagens, trucagens, de vídeos mentirosos envolvendo Anchieta em situações monstruosas. Os vídeos foram copiados aos milhares e distribuídos na cidade. A campanha de Neudo inundou o Estado com ataques mentirosos envolvendo até a primeira-dama. No final do primeiro turno a campanha de Neudo fez uma grande armação: o dinheiro do PSDB para o simples pagamento de pessoas na campanha foi objeto de denúncia anônima e apreendido pela Polícia Federal (três dias depois o dinheiro foi liberado, não havia erro algum). A campanha de Neudo fez grande estardalhaço, sobretudo na Folha de Boa Vista, um panfleto da campanha neudista. Com tanta calúnia e armação, Neudo achou que ganharia logo no primeiro turno. Não ganhou.

No segundo turno Anchieta demonstrou, de forma clara, que é líder aglutinador, uma pessoa do bem. Todos os candidatos independentes e bem votados no primeiro turno, todos, declararam apoio a Anchieta e foram às ruas defendê-lo. O vice-governador Chico Rodrigues foi um gigante na mobilização política no interior; Teresa Jucá tomou conta de Boa Vista; Sheridan se dedicou a mobilização da juventude; Romero Jucá deu mais uma grande demonstração de sua capacidade de liderança ao articular prefeitos, vereadores e deputados.

Na reta final mais uma armação de Neudo, jogando de novo a PF contra Anchieta. Foi em vão. Anchieta agiu de forma transparente, convocou a imprensa e desmontou o circo armado por Neudo.

Na televisão Neudo perdia o prumo e mentia de forma horripilante. Todo dia a propaganda de Anchieta provava, de forma simples e direta, que Neudo só fazia mentir e enganar as pessoas. No debate entre os dois candidatos na TV Roraima/Rede Globo os eleitores viram um Neudo cínico, mentiroso e sarcástico agredindo o tempo todo. E Anchieta tranqüilo, simples, verdadeiro.

Roraima agora está livre. O povo impôs a terceira derrota a Neudo Campos desde que ele saiu da prisão. A vitória de Anchieta inaugura um novo tempo na política da terra de Makunaíma. Um tempo de paz e de esperança. E nós, falo em nome de toda a equipe da comunicação, nos sentimos honrados e orgulhosos de termos participado desta batalha ao lado do que há de melhor na política macuxi.

* Fernando Veloso, 54 anos, pernambucano, jornalista.

\"\"
 

Últimas Postagens