- 26 de novembro de 2024
A maior marca da Folha de B. Vista
Edersen Lima, Editor
No dia do aniversário da Folha de B. Vista que ressaltou ontem como manchete a sua "credibilidade", repórteres e o próprio jornal são pegos em desmentidos e histórias mal contadas, colocando o veículo em descredito com a "cobertura" que promoveu em cima de uma abordagem da Polícia Federal ao governador José de Anchieta.
A repórter Cyneida Correa afirmou em três postagens no Twiiter que Anchieta fora preso pela Polícia Federal. Cyneida trabalha como assessora do candidato Neudo Campos e vibrou com a sua postagem. Cyneida faz o "jornal necessário" e soma na "credibilidade" que o veículo diz ter.
Descaradamente, a Folha de B. Vista postou a pouco na matéria "Governador esclarece abordagem da Polícia Federal" no seu site, informando: "o governador José de Anchieta Júnior (PSDB), esclareceu em entrevista coletiva, no final da manhã desta quinta-feira (21), na Sala de Reuniões do Palácio Hélio Campos, boatos sobre a sua possível prisão, durante ação da Polícia Federal". Mas quem espalhou o boato foi Cyneida Correa, repórter do jornal. Ou seja, a "Folha" indiretamente cria o boato, o "fato".
Ninguém foi preso. Nenhum centavo foi encontrado no carro de Anchieta.
Na matéria, o jornal ainda insiste com "boatos sobre a sua possível prisão (do governador). Como "possível prisão" se Anchieta não foi preso? Como "possível prisão", ou seja, Anchieta, segundo a Folha de B. Vista, ainda poderá ser preso?
De certo, as postagens de Cyneida Correa no Twitter e mais o texto da matéria da Folha deveriam receber agradecimentos do canddato Neudo Campos pela tentativa de constranger e criar fato político negativo contra o governador.
Na PF, um agente que não quis se identificar não descartou a possibilidade de vazamento de informações. Ou será que a Polícia federal decidiu a esmo abordar sem mais e nem menos o carro do governador do estado com a reportagem do jornal passando por alí na mesma hora?
No dia em que faz aniversário, o jornal de Getúlio Cruz dá como manchete: "Credibilidade é a maior marca da Folha", tendo o superintendente da Polícia Federal, Herbet Gasparin, afirmando: “Os jornalistas da (Folha) colhem a informação e publicam na íntegra aquilo que foi dito”.
Sim, amigo leitor, a credibilidade em espalhar falsa prisão de governador e depois esclarecimentos sobre "possível prisão" de governador, que passou longe, longe de ocorrer, é sim, "a maior marca da Folha de B. Vista".
Postagem de Cyneida no Twiiter: