- 26 de novembro de 2024
Governo diz que denúncias
de Mozarildo não se sustentam
O coordenador de transporte aéreo do Governo do Estado, comandante Hélio de Oliveira Alves, explicou que a denúncia feita pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB), sobre uso indevido de aeronaves oficiais, não procede. “Eu não sei onde o senador foi buscar essas informações”, estranhou.
O Comandante Alves disse que há uma explicação simples para os voos para a cidade de Moura, no Amazonas, alegados pelo senador. “Cada voo para a localidade de Santa Maria do Boiaçu, no sul de Roraima, tem destino especificado no plano de voo registrado na Sala AIS, da Força Aérea Brasileira (FAB), a cidade de Moura, cujo prefixo é SWOW. Moura fica no estado do Amazonas, poucos minutos depois de Santa Maria.
Alves disse que isso ocorre porque a pista de pouso de Santa Maria não é homologada pela Agência Nacional de Avião Civil (Anac). “Em Roraima, apenas três pistas são homologadas”, explicou, mostrando matéria publicada na página 06 do Jornal Folha de Boa Vista, desta quarta-feira (29).
As únicas pistas homologadas – regulares/sem restrição – são as de Surumu, Normandia e Caracaraí. “Se fizermos um plano de voo para qualquer outra pista dentro do estado, usando no documento o nome de pista não homologada, o sistema da Sala AIS trava, não permitindo o voo”, diz Alves, explicando a razão de aparecer Moura (AM) nos voos com destino a Santa Maria.
LEAR JET - O jatinho do Governo, o Lear Jet, é um avião que pesa 10 toneladas. Mesmo que quisesse pousar na pista de Moura, não obteria êxito. Lá, a pista é de piçarra e tem extensão de apenas 1.100 metros de comprimento por 30 metros de largura. Tem capacidade para receber aeronaves que pesem no máximo 2.500 quilos.
“Ao tentar pousar numa pista com essas características, o Lear Jet atolaria na hora”, diz o comandante Alves. O mesmo acontece com a pista da Fazenda Juara, em Mato Grosso. Construída em piçarra, com 1.200 metros de comprimento e 34 metros de largura, tem capacidade para aeronaves pequenas, de até 4.500 quilos.
O coordenador de transporte aéreo do governo explicou que o Lear Jet só pousa em pista asfaltada. “As denúncias do senador são inverídicas. Mozarildo quis criar um fato para denegrir a administração do estado”.
Quanto às viagens do Lear Jet para a Ilha de Margarita, na Venezuela, o comandante Alves confirma suas ocorrências. Foram feitas em caráter oficial. O governador foi até Margarita acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontros de cúpula dos países da América do Sul, ocorridos em Porlamar.