00:00:00

Agricultura

Governador mantém secretário


Governador mantém secretário

O governador José de Anchieta decidiu, na manhã desta quarta-feira, 18, rever a decisão de exonerar o secretário de Agricultura e Abastecimento, Eugênio Thomé. O secretário mostrou ao governador que não tinha envolvimento com o transporte de impressos de campanha eleitoral em caminhão do governo e permanece no cargo.

Ontem à noite, o governador foi informado da apreensão de um caminhão da Secretaria de Agricultura, no posto da Polícia Rodoviária Federal da BR-174, entre Boa Vista e Mucajaí. O veículo transportava mudas de laranja do projeto Agricultura Familiar para a região Sul do estado e nele foram encontrados impressos de candidatos às eleições deste ano.

Uma produtora rural que estava de carona no caminhão assumiu que era dela o material de campanha - "santinhos", "praguinhas" e cartazes - de candidatos ligados ao governo e também da oposição. A informação da hora da apreensão era de que havia descumprimento ao Decreto no. 11.156-E, em que o governador Anchieta proíbe o uso da máquina administrativa para fins eleitorais.

O decreto, assinado pelo governador no dia 31 de março deste ano, foi motivo de uma reunião dele com os secretários e responsáveis pela administração indireta, no mês de abril. Nessa reunião, o governador alertou sobre ações para coibir a prática de condutas vedadas no período eleitoral. Quem descumprisse o decreto assumiria as consequências.

 O governador Anchieta não chegou a exonerar Eugênio Thomé do cargo de secretário da Agricultura, conforme havia anunciado. O secretário, que no momento da apreensão do veículo estava em viagem à vila Campos Novos, no município de Mucajaí, conversou com o governador, por telefone, pouco depois das 23 horas de ontem e hoje pela manhã. Explicou-se e foi mantido no cargo.

A primeira informação que chegou ao governador foi de que o caminhão da Secretaria de Agricultura transportava mudas de laranja-pêra e em cada uma delas havia um santinho dele. O motorista do caminhão e a mulher responsável pelo material de propaganda foram ouvidos e houve a confirmação de que os impressos estavam apenas numa bolsa dela e que isso não era do conhecimento de ninguém da secretaria. 

É comum o produtor rural pegar carona nos carros da Secretaria de Agricultura para voltar ao lote, no interior. "Não temos o hábito de fiscalizar a bolsa de ninguém", diz o secretário Eugênio Thomé, afirmando ainda que o material transportado é da responsabilidade de cada um.

O governador Anchieta diz que determinou a abertura de procedimento para apurar responsabilidade e reafirma o teor do decreto que assinou determinando que não seja utilizada a máquina administrativa em benefício de qualquer candidato.

Últimas Postagens