00:00:00

Mucajaí e Iracema

Agricultores receberão títulos de propriedade


Agricultores receberão títulos de propriedade

Albani Mendonça/Secom  

Cerca de 300 agricultores dos municípios de Mucajaí e Iracema, donos de terras com área de até 400 hectares, receberão títulos definitivos de propriedade rural. A regularização fundiária desses lotes faz parte do programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e a responsabilidade pela titulação das propriedades é do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima).

Na última sexta-feira (13), o diretor-presidente do Iteraima, Pedro Paulino, assinou o recebimento do cadastro das famílias beneficiadas, documento que até então estava sob a responsabilidade do MDA. A partir de agora, o Instituto inicia pesquisa para identificar os agricultores cadastrados e começar o processo de regularização das terras, que fazem parte da gleba Caracaraí.

Segundo Pedro Paulino, até então havia dúvida sobre de quem seria a responsabilidade pela titulação dessas áreas. Uma vez que foi decidida a competência do Iteraima, ele aguarda documentação vinda do MDA com os nomes dos agricultores e diz que espera iniciar ainda este ano o processo de regularização.

A regularização fundiária desses lotes vai beneficiar principalmente pequenos produtores que trabalham com agricultura familiar. De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Roraima (Fetag), Luiz Carlos Gomes, nessa área existe concentração de fruticultores, horticultores, e criadores de animais de pequeno porte.

Últimas Postagens