00:00:00

Eleições 2010

Candidato promete regularizar profissional de informática


Luta pela regulamentação do
profissional de informática

 

Imagine o quanto é decepcionante para um jovem, passar quatro anos se dedicando a um curso de nível superior e depois de formado, sofrer diversas dificuldades no mercado de  trabalho por não ter uma profissão regulamentada? Pois esta é a atual situação do profissional de informática, pessoas formadas em Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Informática ou Processamento de Dados.

 

O candidato a deputado federal Leo Dantas (PP) tem como uma de suas propostas de campanha, retirar das gavetas da Câmara Federal o Projeto de Lei nº 815, de 1995, que versa sobre a regulamentação da profissão de informática, o que beneficiaria pessoas não só de Roraima, mas de todo o país. “O projeto encontra-se arquivado naquela casa, de acordo com informações do próprio site da Câmara Federal, tudo por falta de ter um representante desta categoria que lute para conquistarmos um direito de todo profissional”, diz Leo, que é formado em Processamento de Dados.

 

Esta regulamentação viria a sanar uma importante lacuna da legislação brasileira. A Informática, de fato, permeia, cada vez mais, as atividades do setor produtivo e influi enormemente no dia-a-dia do cidadão brasileiro. Se, há alguns anos, o seu uso limitava-se a procedimentos administrativos ou a aplicações científicas, hoje a Informática é ferramenta essencial em inúmeros campos.

 

São operados por computador, por exemplo, equipamentos industriais de precisão, equipamentos para uso em cirurgias e em tratamentos clínicos, centrais nucleares, aeronaves e centrais de comutação telefônica, dentre outros. Tais aplicações são críticas, não admitindo falhas, sob pena de provocar prejuízos financeiros, operacionais, constituindo, também, riscos à saúde e à segurança da coletividade, conformo texto de justificativa da própria lei. “Por este e outros motivos, esta seria mais uma de minhas bandeiras na Câmara Federal”, finaliza Leo, que é candidato a um cargo político pela primeira vez.

 

Últimas Postagens