- 26 de novembro de 2024
Anchieta fala de compromissos e
anuncia criação da “Escola Tiradentes”
O reaparelhamento das polícias Militar e Civil é prioridade de governo, segundo anunciou o governador Anchieta (PSDB), candidato à reeleição, em reunião com policiais militares e familiares, quarta-feira à noite no Malocão da Codesaima, em Boa Vista. Anchieta estava acompanhado do seu vice, Chico Rodrigues, dos seus candidatos ao senado, Romero Jucá e Marluce Pinto e de outros integrantes da coligação. Aproximadamente mil pessoas participaram da reunião.
As duas polícias estão recebendo 60 viaturas, que vão atender a capital e interior, e 1.300 novos coletes de proteção à prova de bala. Anchieta disse não ter diferenças com membros da Polícia Militar e lamentou não ter podido atender a alguns pleitos da categoria – entre os quais o de reajuste de salários – “por absoluta impossibilidade” -, em manifestação realizada ano passado.
Entre as reivindicações dos policiais militares que o governador Anchieta se comprometeu a atender estão a criação do Regulamento e da Lei de Promoções da PM, que vão determinar uma política de pessoal coerente para a categoria; a criação da Policlínica para os policiais e familiares; e a Escola Tiradentes, nos moldes das que existem em outros estados, com ensino diferenciado.
O aumento de efetivo é outro pleito levado em conta pelo governador Anchieta, que lembrou: “O efetivo da PM, hoje, é de 1.600 policiais, entre federais e estaduais, e é preciso que seja elevado, em função das novas demandas e do crescimento da população”.
Vanguarda
No ano passado, com a crise financeira que se estendeu por todo o mundo, o Brasil também entrou em crise e Roraima registrou perdas sucessivas de arrecadação. Segundo Anchieta, a recuperação de receita tem se dado de forma lenta e isso está impossibilitando o governo de praticar a política salarial ideal para os servidores.
O governador fez elogios a atuação da Polícia Militar, que este ano completa 35 anos, e destacou que o nível de qualificação dos policiais de Roraima é o melhor do País, mas que é preciso investir mais na instituição, que tem um papel de vanguarda no estado.
“A PM está recebendo 38 novas viaturas e 900 coletes. O reaparelhamento da PM é uma necessidade constante e o planejamento feito pelo comando da corporação contempla a compra de equipamentos, a formação e o aperfeiçoamento dos policiais e a readequação de instalações”.