00:00:00

Saúde

Mutirão atenderá quase 50 pacientes


Mutirão atenderá quase 50 pacientes

Quarenta e oito pacientes devem fazer o exame de eletroneuromiografia – procedimento que diagnostica a função dos nervos e dos músculos – proporcionado por um mutirão organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A ação acontece de 11 a 14 de agosto, manhã e tarde, no Hospital Coronel Mota (HCM).

A Sesau contratou o médico neurologista Marcelo Heitor Ferreira Mendes, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a realização do exame que não é feito em Roraima e que gerava Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Este ano é a terceira vez que ele vem a Roraima para desempenhar tal função.

Para o secretário estadual de Saúde, Rodolfo Pereira, a vinda do profissional para a realização do exame, além de diminuir as despesas para o governo, proporciona mais tranqüilidade, conforto e segurança aos pacientes, que antes tinham que se deslocar para outro Estado a fim de realizar o procedimento.

O exame dura em média 30 minutos e na maioria das vezes é recomendado por um neurologista ou ortopedista. Com a contratação desse médico, a Sesau viabiliza a cada mês um mutirão que atende as pessoas que aguardam pelo procedimento.

O EXAME
Eletroneuromiografia é dividido em duas partes: estudo da condução nervosa e eletromiografia de agulha (EMG). O estudo da condução nervosa é a primeira etapa da eletroneuromiografia convencional e consiste na aplicação de impulsos elétricos de baixa intensidade nos nervos periféricos, com objetivo de estimulá-los e produzir potencial de ação que possa ser analisado pelo profissional que está conduzindo o procedimento. A quantidade de choques elétricos vai depender de acordo com a extensão do problema.

Na segunda etapa, pequenas agulhas descartáveis são introduzidas nos músculos para a análise da atividade muscular em repouso e durante a contração. O médico produz pequenos movimentos da agulha dentro do músculo.

O exame é indicado para doenças como: esclerose lateral amiotrófica, doenças no neurônio motor, atrofia muscular progressiva, atrofia muscular espinhal, dentre outras.

Últimas Postagens