00:00:00

Eleições 2010

Fim da Barreira na BR 174, é promessa de Léo Dantas


Fim da Barreira na BR 174,
é promessa de Léo Dantas


Como desenvolver um Estado se a nossa única forma de acesso via terrestre é a BR-174 e esta fica fechada durante 12 horas diariamente? O candidato a deputado federal Leo Dantas tem propostas para articular politicamente em Brasília, um acordo para a liberação da barreira.

O trânsito é interditado em um trecho de aproximadamente 200 km na reserva indígena Waimiri-Atroari, na fronteira com o Amazonas. O fechamento da BR traz grande prejuízo à economia do Estado, uma vez que o tráfego regular de mercadorias tem de ser programado de acordo com o horário liberado da reserva. Com isso, o frete para Boa Vista encarece e as mercadorias chegam com atraso. A barreira indígena tem uma razão histórica. Nos anos 70, época da construção da BR-174, havia muitos conflitos entre os trabalhadores da construção e os índios. Para evitar os conflitos, que normalmente ocorriam à noite, o Exército criou o bloqueio das 18hs até 06hs do dia seguinte. Mesmo após o fim dos conflitos, o bloqueio permaneceu.

Atualmente a estrada já está consolidada e não há mais razão para o bloqueio. Com disposição, é possível uma negociação política para por fim neste entrave, sem desrespeitar a cultura da comunidade indígena que vive naquela área.

Últimas Postagens