00:00:00

Eleições 2010

Índios pedem desenvolvimento em reúnião com candidatos


Líderes indígenas defendem desenvolvimento
em reúnião com Anchieta, Jucá e Marluce

Incrementar políticas de desenvolvimento ambiental, econômico e social das comunidades indígenas. Estes foram os compromissos assumidos por Anchieta, Jucá e Marluce, candidatos majoritários da Coligação União por Roraima na reunião política, realizada nesta terça-feira com os Tuxauas, os líderes indígenas da Sodiur-Sociedade dos Índios Unidos do Norte de Roraima.
Os indígenas afirmaram que apóiam Anchieta e Chico para o governo, Jucá e Marluce para o Senado e o “parente” Zé Adalberto para deputado estadual. Os Tuxauas enfatizaram que buscam a integração dos povos e não a segregação. “Queremos o estabelecimento de políticas públicas em parceria entre estado unidade federativa e o Estado brasileiro para implementar, de forma adequada, responsável, políticas de boa convivência com a sociedade envolvente e de desenvolvimento econômico das nossas comunidades”, afirmou Jonas Marcolino, estudante de Direito e líder indígena.
O Tuxaua de Pacaraima, Miracelio, destacou que as comunidades indígenas receberam apenas dos governos Ottomar e Anchieta incentivos para o incremento das ações produtivas. Ele afirmou que a plantação de milho na comunidade do Contão, em seu município, é um exemplo de alta produtividade em área indígena.
Para Zé Adalberto, líder indígena do município do Uiramutã e candidato a deputado estadual, o povo indígena vai apoiar Anchieta, Jucá e Marluce para que Roraima continue no caminho do desenvolvimento. “Vemos a responsabilidade deste grupo. Anchieta continua o trabalho de Ottomar e terá total apoio das comunidades para vencer a eleição no primeiro turno”, enfatizou.
Viver em harmonia
Para Anchieta, reconhecer o valor dos povos indígenas não significa pretender o isolamento de quem convive em harmonia com a sociedade envolvente e pretende participar do processo de evolução das sociedades, independentemente da questão étnica, como acontece com os nossos índios.
“O índio tem direito à terra para viver em harmonia, para produzir, para preservar sua cultura, suas crenças, para desenvolver-se. Não se pode, apenas, pretender preservar um povo isolando-o, como se não existisse sociedade envolvente, relegando-o à própria sorte”, afirmou.
Anchieta destacou que vai continuar governando para todos. “A nossa relação com as comunidades indígenas é de perfeito entendimento, de respeito mútuo, de solidariedade, de apoio incondicional. Absorvermos, mesmo sendo um estado sem muitos recursos, demandas que seriam próprias da União. Vamos continuar o trabalho de Ottomar, e, junto com Jucá e Marluce no Senado, ampliar a discussão e apresentar uma política definitiva de atenção e de respeito aos povos indígenas”, concluiu.

Últimas Postagens