00:00:00

EXPOSIÇÃO

As flores do lavrado e seus segredos


As flores do lavrado e seus segredos

A Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia – Femact realizará no período de 27 a 30 de julho a exposição “Descobrindo os segredos das flores do lavrado”, no Museu Integrado de Roraima - MIRR. Na mostra o público visitante poderá conhecer as riquezas das flores e do lavrado de Roraima.
O principal objetivo da exposição é a divulgação dos resultados de estudos sobre a diversidade vegetal nos lavrados de Roraima, através do estimulo à interpretação de conceitos botânicos relacionados à flor, utilizando como referencial as plantas do lavrado.
A exposição terá caráter itinerante porque o material será exibido em escolas do interior do Estado, e interativo porque e o público visitante poderá manusear o material, por meio de equipamentos científicos.
A abertura da exposição acontecerá dia 27 deste mês, às 19h, e ficará aberta ao público até o dia 30 de julho, no museu. Com exceção do primeiro dia, a mostra estará aberta a visitação pública a partir das 8h.
Depois de apresentada aos boa-vistenses, terá início o circuito itinerante, quando será levada às escolas dos municípios do Estado.
Segundo a presidente da Femact, Luciana Surita, a iniciativa vai reforçar a importância da preservação do lavrado como patrimônio ambiental e cultural do povo de Roraima, uma vez que a pesquisa vai abordar conceitos de conservação e valorização das plantas regionais.
Na exposição Descobrindo os segredos das flores do lavrado, o público poderá conferir 12 painéis com fotos e plantas in natura que poderão ser analisadas em microscópios. Também serão exibidos vídeos documentários que abordam a importância do Museu Integrado de Roraima, as flores e os lavrados em Roraima.
Para a produção da exposição, a pesquisadora da Femact, Dra. Andréia Flores, e equipe, percorreram todos os oito municípios de Roraima que apresentam áreas de lavrado.
Conforme Andréia, este importante projeto cultural foi contemplado no edital de difusão e popularização da ciência e tecnologia, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Últimas Postagens