00:00:00

EDITORIAL

Quem mente, rouba!


Quem mente, rouba!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse certa vez que para se ganhar eleição é admissível que o candidato faça uso de algo que não parece muito ético, a “bravata”.

Pragmático como ele só, Lula acha normal o candidato dizer uma coisa para se sair vencedor numa eleição, e, logo em seguida, aboletado no cargo, dê guinada de 180 graus em tudo aquilo que pregou.

Nem tanto ao mar nem tanto à montanha. Uma pequena dose de limite nessa bagunça seria salutar. Ou não? Aliás, o mínimo que se pode esperar de um candidato é que ele tenha um acurado senso do ridículo na hora de fazer uma bravata junto ao eleitorado. Ou seja, que ele saiba mentir, não tomando o eleitor por verdadeiro idiota.

Hoje, a justiça eleitoral embasada em condenações no Tribunal de Contas da União diz uma coisa, mas há candidatos que negam tal realidade. Quem quer iludir quem com isso?

O juiz Antônio Cláudio Macedo da Silva, titular da 8ª Vara Federal negou quinta-feira, 24, pedido (processo 304888-06/2010.4.01.3400) feito pelo deputado Neudo Campos para suspender os efeitos da condenação sofrida em maio de 2008 no TCU. Com isso, Neudo, por ser condenado no TCU, continua impedido de disputar a eleição para o governo. Porém, nega essa realidade.

Mentira tem perna curta, diz a sabedoria popular. O que se pode esperar de um político que forma sua base usando aquilo que há de mais espúrio no ser humano: a mentira e a dissimulação? Neudo está se mostrando um político que não assume a realidade dos fatos, que escamoteia e disfarça sua real situação com a Justiça perante seus correligionários, amigos e eleitores.

O que mais ele poderá esconder durante a campanha e, principalmente, no futuro?

Imagine-se que Neudo consiga driblar a Justiça e ser eleito governador de Roraima. Com os processos que responde em diversas esferas da justiça, quem garante que ele governará até o fim?

Seria temerário jogar o estado mais uma vez no poço das incertezas jurídicas. Roraima e os roraimenses não merecem isso!

Lula cinicamente defendeu a bravata. Neudo está indo além disso. Está escamoteando os fatos. Ele está, sim, pela legislação eleitoral, inelegível. Insistir nisso só nos lembra outra sabedoria popular que diz que "quem mente, rouba". A hora, agora, é da verdade.

Últimas Postagens