00:00:00

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Angela destaca expansão do IFERR para Amajari


Angela destaca importância de
expansão do IFERR para Amajari

Como integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a deputada Ângela Portela participou das discussões do Plano Nacional de Expansão da Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico, defendendo a inclusão de Roraima, que já tinha garantida uma Unidade Descentralizada (UNED) para a localidade de Novo Paraíso, em Caracaraí. A parlamentar conseguiu também a inclusão do município de Amajari no projeto do governo federal.
Neste sábado o Instituto Federal de Ensino Superior de Roraima (IFERR) lança a pedra fundamental para construção de sua Unidade Descentralizada na sede do município de Amajari (antiga Vila Brasil), um projeto que vai consumir investimentos de sete milhões de reais em 2010 e atender jovens de todos os municípios da região norte de Roraima. “Esta é uma vitória da educação roraimense, resultado de três anos de muito trabalho em parceria com a direção do IFERR”, ressaltou a deputada federal.
O projeto para construção de mais de 200 novas escolas de ensino técnico e tecnológico foi lançado pelo presidente Lula em 2007. “A partir daquele momento, começamos a trabalhar pela construção de uma escola em Amajari, por entender que esta região do Estado, com grandes projetos de assentamento, vocação para a agricultura familiar, a pecuária e o turismo, carecia de investimentos em educação para a formação de profissionais qualificados e capazes de conduzir seus próprios destinos”.
A deputada também lembrou da forte presença de comunidades indígenas em Amajari e municípios próximos que também serão atendidas com programas específicos de educação intercultural, técnica e superior tecnológica. Para apoiar as iniciativas do Ministério da Educação, Ângela Portela diz que destinou mais de um milhão de reais, por meio de emendas, para o Instituto Federal de Roraima nos anos de 2008, 2009 e 2010.
“Tenho certeza que, com este investimento, os municípios de Amajari, Alto Alegre e Pacaraima poderão desenvolver suas potencialidades econômicas, especialmente a agropecuária, a agricultura familiar e o turismo rural e ecológico. Apenas no município de Amajari esta UNED vai atender diretamente os jovens da Vila Três Corações, Trairão e Tepequém, que hoje não têm opções de ensino médio e superior”, afirmou a parlamentar.
A pedra fundamental do Campus Amajari do IFERR será lançada no sábado, dia 22, a partir das 9 horas da manhã, com a presença da direção e corpo docente do instituto, autoridades convidadas e moradores da região. Consta da programação o lacre da caixa de intenções para o Município de Amajari. Em seguida, será servido almoço aos presentes na escola estadual Ovídio Dias de Souza.
Expansão
De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Nos últimos sete anos, porém, o Ministério da Educação já entregou à população várias unidades das 214 previstas no plano de expansão da rede federal de educação profissional. Além disso, outras escolas foram federalizadas. Todas as unidades em obras serão concluídas até 2010. O MEC está investindo R$ 1,1 bilhão na expansão da educação profissional. Em 2010 o número de escolas ultrapassará as 354 unidades previstas. Serão 500 mil vagas em todo o país.

Últimas Postagens