00:00:00

Luciano Castro:

\'Ficha Limpa tem meu apoio\'


\'Ficha Limpa tem meu apoio\'

A Câmara Federal aprovou nesta semana o substitutivo do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) para o projeto Ficha Limpa (PLPs 168/93, 518/09 e outros). O projeto amplia os casos de inelegibilidade e unifica em oito anos o período durante o qual o candidato fica sem poder se candidatar. Ficam impedidas  as candidaturas de pessoas condenadas por decisão colegiada da Justiça por crimes de maior gravidade, como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas. O substitutivo aprovado na terça-feira (4) amplia os casos de inelegibilidade e unifica em oito anos o período durante o qual o candidato ficará sem poder se candidatar.

O deputado Luciano Castro (PR/RR) votou favoravelmente ao projeto e disse que o "Ficha Limpa" traz uma grande contribuição da sociedade, para que seja constituído um parlamento de qualidade.  Na avaliação do parlamentar, "o mandato não pode ser um refúgio para aqueles que cometeram crimes". Luciano Castro disse ainda que no texto aprovado  ficou claro que para o candidato ficar impedido ele terá que ter sido condenado por um colegiado ao menos na primeira estância, ou seja, se criou uma decisão melhor a fim de se evitar injustiças que sejam cometidas com qualquer pessoa", afirmou .

Ainda na quarta-feira (5) o plenário deu início à votação dos doze destaques apresentados ao texto principal do projeto. Os deputados rejeitaram três destaques e mantiveram pontos essenciais do substitutivo. Segundo o relator, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), a aprovação do projeto em seu caráter original "é de vital importância para a sociedade brasileira e para o futuro do Poder Legislativo". O texto ainda poderá ser mudado quando forem analisados os nove destaques pendentes, na próxima terça-feira.

Sobre as possíveis alterações à proposta, o deputado Luciano Castro disse que é preciso que se tenha uma noção clara sobre o intuito do projeto de iniciativa popular. "Sem dúvida nenhuma o Ficha Limpa moraliza a política e isso é de suma importância, por isso merece o meu apoio", concluiu Luciano Castro.

Últimas Postagens