00:00:00

Pacaraima e Santa Elena

Centros para mulheres vítimas de violência serão criados


Centros para mulheres vítimas
de violência serão criados

A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), e a vice-ministra do Ministério do Poder Popular para a Mulher e da Igualdade de Gênero da Venezuela, Norma Romero, assinaram nesta quarta-feira (28/04), em Brasília, um memorando de entendimento com o objetivo de constituir uma rede binacional integrada para atender às mulheres em situação de violência.
O propósito do acordo é criar dois centros de acolhimento às mulheres migrantes que se encontrem em situação de violência, um em território brasileiro, na cidade de Pacaraima, em Roraima, e outro em território venezuelano, no município de Gran Sabana.
As ações dos centros visam atender de forma humanizada as migrantes vítimas de violência. As vítimas vão passar por quatro etapas quando procurarem os serviços: acolhimento, identificação dos casos, orientação, acompanhamento e encaminhamento para serviços especializados. Cada país será responsável pelos investimentos necessários para implantação e efetivação do centro em seu território. O memorando foi assinado no Palácio do Itamaraty, durante encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, e prevê o fortalecimento do combate ao tráfico internacional de mulheres na região de fronteira.
“Brasileiras nesta situação em território venezuelano poderão recorrer ao centro de acolhimento em Santa Elena. O mesmo vale para as venezuelanas que sofrerem algum tipo de violência em território brasileiro, que terão o apoio do centro de acolhimento de Pacaraima”, informou a deputada Ângela Portela (PT), presente ao evento.
“Temos trabalhado para fortalecer o combate ao tráfico de mulheres, principalmente menores de idade, e também a violência contra as mulheres de uma forma geral. A construção desses dois centros na fronteira é uma conquista importante, principalmente quando a gente sabe que nesta região se concentra a atividade de quadrilhas que atuam no tráfico de mulheres e na exploração sexual de crianças e adolescentes”, enfatizou a deputada Maria Helena (PSB), que também participou da assinatura do memorando como convidada da ministra Nilcéa Freire.

Últimas Postagens