- 15 de maio de 2025
Roraima encerra etapa estadual
Siloany Neves / Setrabes
A realização da II Conferência Estadual de Economia Solidária rendeu dois dias de trabalho com a participação de empreendedores, colaboradores e representantes de instituições parceiras.
A secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Maria Dantas participou de todas as fases da conferência e falou do espaço que o Governo do Estado proporcionou para as discussões e planos de trabalhos acerca da Economia Solidária.
“A mobilização é em torno da implementação do Sistema Nacional para a criação de conselhos e fundos especiais para captação de recursos”, disse.
Os debates e palestras somaram propostas que serão encaminhadas para a etapa nacional, com a representação dos delegados eleitos em Roraima.
De acordo com a Chefe do Núcleo de Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho, os delegados eleitos nas conferências territoriais trouxeram as propostas para a etapa estadual que serão analisadas e reformuladas para apresentarem na Conferencia Nacional, a ser realizada em Brasilia.
Etapa Nacional - Marcada para os dias 16 a 18 de junho, em Brasília, a II Conferência Nacional de Economia Solidária tem como lema "Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável".
A proposta é realizar um balanço dos avanços, limites e desafios da Economia Solidária e das Políticas Públicas de Economia Solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental nacional e internacional, avançar no reconhecimento do direito a formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade.
Faz parte também dos objetivos da II CONES, a aprovação estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas e programas de economia solidária, com participação e controle social e a promoção do conhecimento mútuo e a articulação dos Poderes Públicos, das organizações e sujeitos que constroem a Economia Solidária.