00:00:00

E-MAIL ABERTO

SÓ EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO


SÓ EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO

RUDSON LEITE 

Caro Edersen,
É claro que é importante tudo que vocês aí do Fonte tem feito por Roraima, principalmente no que diz respeito ao meio político que tanto necessita ser melhorado. Sou leitor de todos os meios de notícias, em todos os níveis.
Com relação a feira que será realizada a partir de amanhã dia 27/04 e que mereceu seus comentários, ela vem sendo trabalhada a mais de um ano, mais precisamente após a transferência da ALC de Pacaraima para Boa Vista. Talvez vocês não imaginem quantas dificuldades tivemos que atravessar até a realização da feira. As dificuldades foram tantas que em alguns momentos o Chhai pensou em abandonar o projeto. As dificuldades começavam a partir da falta de credibilidade do Chhai devido aos fatos que ocorreram no passado. Começamos o trabalho em parceria com prefeitura, todos lembram a PMBV conduzia o projeto ALC e ZPE por questões políticas da época. Por lá nada andou. Quando passamos a fazer contatos com o governo do estado o projeto começou a fluir. Mesmo com a ação pró-ativa de algumas autoridades do estado, sob a liderança do governador, membros também do governo remavam contra. Em uma reunião com o governador e alguns secretários, antes de o governador começar a reunião pedi a palavra para fazer algumas considerações. Comecei justamente pela falta de credibilidade do Chhai e o governador interrompeu minha fala dizendo que confiava no projeto e era por isso que estávamos naquela reunião. A partir daí tudo começou a fluir. Enquanto nós pensávamos que tudo ia caminhar bem começaram a aparecer as dificuldades, tanto na área da INFRAERO, RECEITA FEDERAL etc. Só para se ter uma ideia, os conteneres que chegaram em Manaus em 16 de novembro, passaram mais de sessenta dias para serem desembaraçados. Enfim, as dificuldades foram muitas e ainda continuarão a existir mas é bom pensar que o pior já passou. Alguns passos ainda \\devem ser dados como forma de incentiva as importações, principalmente com relação ao crédito presumido, PIS e COFINS.
A grande verdade é que eu e o Chhai estamos trabalhando, e muito, a mais de um ano e no meio do caminho encontramos as mãos amigas do governador ANCHIETA, do senador ROMERO JUCÁ, dos secretários SÉRGIO PILLON, AROLDO AMORAS e mais tarde das instituições envolvidas na realização da feira.
É importante olhar e perceber que a transferência da ALC ocorreu próximo ao pleito 2010, não havia outro jeito ou então, para que não houvesse a interpretação de conotação política, deveríamos esperar passar a eleição para realizar a feira, apenas para evitar comentários. A economia do estado poderia perder mais essa oportunidade ou então aguardar pela ação e pela experiência dos empresários locais que diga-se de passagem não tem tradição em importação e sem a participação de alguém que conheça os meandros do comércio internacional ficaria um pouco mais difícil a realização de negócios.
É importante frisar que a proposta dessa parceria entre empresários roraimenses e chineses é apenas uma opção e que outras pessoas podem ter a mesma iniciativa ou outra bem melhor e com certeza, quem ganhará com tudo isso será a sociedade roraimense.

\"\"

Últimas Postagens