00:00:00

câmara

Vereadores homenageiam juíza, empresários e diretor do Decon


 

Vereadores homenageiam juíza, empresários e diretor do Decon
\"\" 
Em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (30), os vereadores de Boa Vista homenagearam a juíza Graciete Sotto Maior, o diretor do Departamento de Defesa do Consumidor, Pedro Pinto e os empresários Nelson Marcos Lapóla, Ana Cristina Consolmagno Lapóla e Sandra Regina Lapóla.
Os membros da família Lapóla, responsáveis pela formação de milhares de jovens que hoje atuam em diversas áreas de saúde do Estado, através do Centro de Educação Técnica e Especializada de Roraima (CETERR), por iniciativa do vereador, pastor Manoel Neves, foram condecorados com o Título de Cidadãos Boa Vistenses.
A homenagem a Pedro Pinto que recebeu Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco e também Título de Cidadão Boa Vistense foi iniciativa do 1º secretário da Câmara, vereador Joziel Vanderlei.
Já a homenagem à juíza Gracite Sotto Maior que recebeu a Medalha Honra ao Mérito Rio Branco foi iniciativa do vereador, pastor Rosival Freitas. As homenagens prestadas pela Câmara receberam aprovação unânime dos 14 vereadores.
 
PEDRO PINTO
Diretor do DECON – Departamento de Defesa do Consumidor desde 2001, Pedro Pinto é Graduado como Analista de Sistemas, Ciências Econômicas e Licenciado em Letras.
É natural de Manaus/AM e chegou a Boa Vista em 1969, aos 13 anos, mas os seus pais pensando no seu futuro enviaram-no para Manaus onde concluiu seus estudos.
Ao retornar para Boa Vista, em 1980, trabalhou no     CPD – Centro de Processamento de Dados do Governo do Estado, onde surgiu o sentimento de defesa do consumidor. 
Em 1986, iniciou sua luta pela defesa do consumidor assumindo o cargo de coordenador do Procon no estado. Em 2001, assumiu o cargo de Diretor do DECON – Departamento de Defesa do Consumidor, na mesma data da fundação do Departamento.
Idealista e guiado pelos seus princípios, defende os direitos do consumidor, grande maioria formada por pessoas carentes que necessitam de apoio para obter seus direitos. Hoje é reconhecido nacionalmente como o mais antigo e atuante coordenador do Procon no Brasil, pois há 24 anos dedica-se a esta causa.
        
 
GRACIETE SOTTO MAYOR RIBEIRO
Juíza titular do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca Boa Vista desde o ano de 2000, Gracite Sotto Mayor Ribeiro formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM e tomou posse como juíza em novembro de 1996.
Tem vasta experiência na área da Infância e Adolescência, tema no qual vem diligentemente se aprofundando há vários anos através da participação em importantes congressos e conferências como 1a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; XVII Congresso da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude;III Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; 19º Congresso Brasileiro de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da juventude; Encontro Estadual sobre Medidas Sócio-Educativas, entre outros.
A juíza Graciete Sotto Maior já atuou na Comarca de São Luiz do Anauá/RR no período de 1996 a 2000 desempenhando também a função de Juíza Eleitoral naquela Comarca. Especializada em Direito da Criança e Adolescente;Capacitadora do Programa Federal “Escola que Protege”, executado no Estado de Roraima pela Universidade Federal de Roraima - UFRR, tendo como objetivo capacitar Professores da rede Estadual e Municipal para o tema: Abuso e exploração sexual;
Integra a Comissão Estadual de Combate e Enfrentamento ao Abuso, Tráfico e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, no Estado de Roraima;
Integra a Comissão do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública/RR – CGI;
Integra o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado de Roraima (GMF), nos termos do art. 5º da Resolução nº 96/2009 do CNJ;
Coordenadora da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude - Região Norte e; Gestora do Cadastro Nacional de Adoção e Coordenadora Estadual para implantação das Guias de Acolhimento Familiar ou institucional, de crianças e adolescentes, de desligamento e armazenamento permanente de dados alusivos aos procedimentos de destituição ou de suspensão do poder familiar.
Graças à sensibilidade, profissionalismo, dedicação e comprometimento de Graciete com as causas relacionadas à crianças e adolescentes, Roraima é considerado Estado referência na área da Infância e Adolescência, e as crianças, em especial as que de famílias carentes, recebem tratamento humanitário, respeitoso e digno por parte do Judiciário.
 
NELSON MARCOS LAPÓLA
Nelson Marcos Lapóla é formado em educação física e foi jogador profissional contratado do Santo André, seguindo o exemplo do seu pai Bento Nelson Lapóla que foi um grande jogador de futebol profissional e do tio Sebastião Lapóla, jogador e Técnico de equipes profissionais, com grande destaque como o diretor geral do Palmeiras. Atuou como secretário dos Esportes no Município do interior de São Paulo por (3) três anos, onde recebeu o titulo de Honra ao Mérito pela execução do projeto “Atleta do Futuro” projeto que promoveu inserção dos esportes com inclusão social.
Mora em Roraima desde 2002. É empresário na área educacional, e pelo seu espírito empreendedor, não teme correr riscos e adotou como principal desafio levar sua empresa, o “ Centro de Educação Técnica e Especializada de Roraima (CETERR) a excelência, através do levar ensino de qualidade; formando alunos capacitados para atuarem no mercado de trabalho.
Sem medir esforços levou ensino nos interiores do Estado de Roraima; São Luiz do Anaúa, Caracaraí e Iracema, gerando emprego e renda à várias famílias, meio no qual estão inseridos seus colaboradores que dependem diretamente desta renda para sustento de suas famílias.
O CETERR já formou mais de 2.000 mil técnicos, através de 09 Cursos Técnicos/especializações que buscam sempre inovação da qualidade do ensino para melhoria da sociedade. Expandiu-se abrindo uma filial em Rio Branco - Acre.
Atualmente a empresa já vem atuando no mercado de franquias com a sua marca, devido à credibilidade alcançada, levando o nome de Boa Vista/RR para outras localidades, sendo franquias nos municípios do Acre, Acrelândia, Sena Madureira e Xapuri.
 
ANA CRISTINA LAPÓLA
Ana Cristina Consolmagno Lapóla, graduou-se em Educação Física, e depois em Pedagogia. É especialista em Psicopedagogia e Mestranda em Educação, Planejamento e Inovação. Atuou como professora e coordenadora de escola no Sistema POSITIVO e OBJETIVO em São Paulo.
Casada com Nelson Marcos Lapóla mudou-se para Boa Vista com o marido acreditando na possibilidade de trabalho e desenvolvimento profissional.
Nessa trajetória com o marido conquistou muitos parceiros aliados com a sua marca de trabalho sério e de qualidade. Desenvolve inúmeros trabalhos sociais, dando oportunidade a muitas pessoas mudarem de vida, apóia inclusão social de pessoas de diversas necessidades: recuperados de Hanseníase, dependentes químicos reabilitados, casa do estudante, projeto crescer entre outros.
 
SANDRA LAPÓLA
Sandra Regina Lapóla é formada em Biologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e em Química, pela Faculdade Estadual da cidade de Cornélio Procópio, no Estado do Paraná.
Sandra Regina Lapola chegou a Boa Vista no ano 2000, iniciando suas atividades pedagógicas como professora na Universidade Federal de Roraima-UFRR e coordenou a Área Técnica da Baciloscopia da Tuberculose no Laboratório Central de Roraima, onde implantou técnicas de microbiologia para tuberculose.
Em 2002 fundou, junto à família, o CETER - Centro de Educação Técnica Especializada em Saúde de Roraima, de reconhecimento oficial perante os Ministérios da Educação e da Saúde. ´
Inicialmente o CETER dispunha de apenas o Curso Técnico em Patologia Clínica. Hoje forma e prepara os melhores profissionais para ingressar no mercado de trabalho em Boa Vista, nos Cursos Técnicos de: Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Nutrição e Dietética; Técnico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Saúde; Técnico em Meio Ambiente e três Especializações em Enfermagem do Trabalho, Urgência e Emergência, e Instrumentação Cirúrgica.
Sandra Regina, além das suas atividades na presidência do CETER, também é professora da Universidade Estadual de Roraima, onde ministra aulas de Química, e atua ainda como Supervisora dos Estágios na área de Química e participa como orientadora na elaboração das Monografias para conclusão de cursos dos alunos. Em outubro deste ano de 2009, seu nome foi escolhido para ser homenageada na Formatura dos acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima.

Últimas Postagens