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Professores vão receber certificados do Gestar II


A Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos - SECD por meio do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima - CEFORR vai fazer a certificação dos cursistas do programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. O evento será realizado no dia 31 de março, a partir das 18h30 no auditório do CEFORR.

 Foram capacitados 18 professores de matemática e 45 de língua portuguesa, que atuam no ensino fundamental entre 5ª e 8ª série. Ao todo o programa possui carga horária de 300 horas, sendo 120 presenciais e 180 horas de atividades à distância para cada área temática.

 A intenção é qualificar os professores no processo de ensino e aprendizagem oferecendo condições aos alunos para se desenvolverem e adquirirem novas habilidades referentes à linguagem escrita e a matemática.

 Em 2009, o Gestar atendeu 35 escolas da rede estadual, sendo 17 em Boa Vista, 16 em comunidades indígenas e duas escolas municipais em Cantá e Mucajaí. O programa Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestar II foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e a UNB no período de 03 a 25 de novembro.

 Gestar – criado pelo MEC/FUNDESCOL, o Gestar é desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação com a finalidade de retomar propostas didáticas e pedagógicas para melhor atender ao aluno, reforçando a competência e a autonomia dos docentes em sua prática.

 É destinado aos professores que trabalham com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática da rede estadual e municipal, atendendo também as comunidades indígenas, sendo que o Gestar I é direcionado aos professores de 1ª a 4ª série e o Gestar II para professores de 5ª a 8ª série.

 O Gestar é desenvolvido na modalidade à distância, com encontros presenciais voltados ao estudo, orientação, acompanhamento da prática e apoio à aprendizagem dos docentes. O programa inclui a avaliação diagnóstica dos alunos, inova as estratégias dos professores e os processos de ensino nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, tidas como críticas no sistema educacional brasileiro.

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